Um concelho de diversidade histórica.
Este mês, o GuiaComUM apresenta um itinerário por Paredes de Coura, passando pelos locais mais marcantes do município minhoto. A vila, conhecida em todo o país pelo festival “Vodafone Paredes de Coura”, situa-se na região do Alto Minho pertencente ao distrito de Viana do Castelo e mostra que tem mais para oferecer do que música, destacando-se o seu património natural e os traços de ruralidade.
Miradouro da Senhora da Pena
O Miradouro da Senhora da Pena apresenta uma vista privilegiada sobre o território do Vale do Coura com predominância dos vastos campos agrícolas. O local conta também com um parque de merendas e com a capela de Nossa Senhora da Pena. Fica localizado no monte da Pena na margem esquerda do rio Coura.
Museu Regional de Paredes de Coura
O Museu Regional de Paredes de Coura é localizado na Casa do Veiga e é composto por três galerias de exposição numa casa rural. A primeira exposição é dedicada ao “linho”, a segunda à mobilização da terra e a terceira a arqueologia.
As coleções presentes nas três exposições são diversas: “coleção de arqueologia” com material que remonta à idade do ferro e vai até à fase final da romanização. A “coleção de etnologia” com exibição de alfaias agrícolas, “coleção de vestuário” com peças de XVIII à década de 60 do séc. XX. Ainda a “coleção de Mobiliário Integra” com predominância de peças do renascentismo e romantismo e a “coleção de Arte Sacra” composta por pinturas, gravuras, oratórias.
A casa rural que se transformou em museu tem uma cozinha com uma lareira e forno de pão em destaque, dois quartos de dormir e uma sala no piso superior. No piso inferior está uma loja, onde outrora ficava acondicionado o gado.
Palacete Miguel Dantas
Pode visitar também o Palacete Miguel Dantas. O palacete foi casa de Miguel Dantas, Deputado da Nação e Par do Reino, foi também posteriormente Presidente da Câmara de Paredes de Coura, cargo que exerceu entre 1882 e 1895. O palacete é destacado pelo seu bosque com árvores exóticas e por ser fronteiro ao rio Coura. Anexado à direita tem uma capela e do lado norte a existência de um terreno agricola onde Miguel Dantas criou a sua primeira plantação de vinha.
Igreja Românica de Rubiães
A igreja Românica de Rubiães fica localizada na freguesia de Rubiães e foi construída em 1295, século XIII. Foi classificada como Monumento Nacional e está integrado no roteiro dos peregrinos de Santiago. O edifício tem apenas uma nave com destaque para o pórtico constituído por “3 colunelos embutidos e respetivos arcos, onde sobressai o dintel com a representação do Pantocrator (Cristo Todo-Poderoso)”. No adro encontra-se um marco de uma via militar romana Braga-Astorga, um trilho possível de ser concretizado a pé.
Paisagem protegida do Corno de Bico
A paisagem protegida do Corno de Bico é composta por um pequeno santuário natural que abrange cinco freguesias: Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões. A região é predominantemente montanhosa com aglomerados de granito. Nesta região ficam agregadas três cabeceiras de três rios: Coura, Labruja e Vez.
Quartel das Artes
Associado à frase “já não se ouvem as sirenes, quando muito as pancadas de Molière” era o antigo Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura. Reabilitado, transformou-se num espaço onde a arte ganha forma através da criação de infraestruturas que permitem a criação e produção artística. É espaço de trabalho permanente da “Comédias Minho”, um projeto cultural que surgiu com o objetivo de levar teatro a diferentes aldeias do Minho. Trabalha em articulação com as diferentes aldeias da área minhota e com as escolas do município.
Praia Fluvial do Taboão
Não só de estruturas é feito o município, mas também dos seus diversos rios. Um dos locais de visita obrigatória é a Praia Fluvial do Taboão. O local cria uma simbiose entre a natureza e múltiplas atividades aquáticas e de campismo. A praia disponibiliza balneários públicos e um campo de jogos, conta também com um café-restaurante “O Retiro do Taboão”. O local oferece uma experiência poética quase indescritível de paz e sossego.