O evento procura destacar os diferentes artistas que vivem no concelho e as suas obras.
“Marginal” é uma iniciativa de Viana do Castelo que oferece diferentes propostas de entretenimento “desde artes e petiscos, música, dança e espetáculos, cozinhas do mundo e showcookings, atividades infantis, teatro”, entre outros. As atividades já começaram, e estão a ser realizadas no Jardim Público e no Jardim da Marina até 16 de julho.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, sublinha “uma aposta nos talentos locais, nomeadamente na música e na dança, o que é muito importante” no programa. “Temos projetos de banda ou a solo na música, escolas de dança, com espetáculos que são empoderadores e que mobilizam pessoas, trazendo-nos projetos muito interessantes que devemos acarinhar”.
O autarca realça ainda que “o objetivo é criarmos uma programação cultural e diversificar as áreas da cidade que acolhem os eventos”. Desse modo o evento, que regressa após uma primeira edição de sucesso, promete oferecer o melhor que Viana tem, com enfoque para a participação de emigrantes. “Trabalhar a integração e dar a conhecer a diversidade cultural, religiosa e gastronómica que Viana do Castelo já tem” é um dos seus objetivos – 7% dos estudantes tem origens em diferentes culturas, reforçando a importância da sua representação.
No dia 8 de julho, destacam-se Sábado com Histórias na Biblioteca Municipal, Expressões do Mundo – Síria, Click to Click e Cozinhas do Mundo Afeganistão. Nesse dia aguarda ainda o público Arte e Movimento com dança, o teatro “Amor de Dom Perlimplim com Belissa em seu jardim” e o DJ Pedro Faria. Um dia depois, o Parque Ecológico Urbano recebe um teatro infantil apresentando por “Bicho Papelão”, o Teatro Municipal Sá de Miranda é anfitrião da Workestra MALcriada de João Ricardo de Barros Oliveira e o Palco Jardim recebe “E tudo a Magia Levou” e a Open Dance School. Para além disso, atua ainda o Grupo Raízes no Palco Rio.
O programa abre no dia 13 com o concerto de Puto, recebendo também Cozinhas do Mundo – Colômbia, os concertos Cacau Positiva e MotherFlutters e o DJ Matko Destrokanov. No dia seguinte, o lazer do fim de semana chega mais cedo com concerto de Meta Sonora, Cozinha do Mundo – Brasil, dança Capoeira, concerto One Vision – Tributo a Queen e DJ Morat.
Para sábado estão reservadas as iniciativas Sábado com Histórias na biblioteca, Expressões do Mundo – São Tomé e Príncipe e artes circenses de CaMota T0+1. De seguida, é possível assistir a Cozinhas do Mundo – Angola, Dança & Cia, concerto de Ricardo Azevedo e ao DJ Tony Brito. Finalmente, no domingo e último dia, o Parque Ecológico Urbano abre portas para As Plantas do Parque: Usos e Costumes, “Palhinhas – A história de um espantalho”, da autoria da Companhia Krisálida, a Academia Jadança e “O Coreto”, concerto de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia.