Cónegos conquistaram a Liga Sabseg na época transata

Foi ao leme de Paulo Alves que a equipa do Moreirense FC conquistou o título da segunda divisão portuguesa com 79 pontos, mais dez pontos que o segundo classificado, SC Farense, e mais 13 que o terceiro classificado, Estrela da Amadora. Esta conquista garantiu assim o regresso ao principal escalão português, sendo a segunda vez que o técnico de 53 anos alcançou este feito após a época 2010/11 ao serviço do Gil Vicente.

Com o regresso à primeira liga de futebol, a direção do clube começou a trabalhar na nova temporada com uma tentativa de renovação de contrato com o treinador que acabou por não acontecer, abandonando assim o clube de Moreira de Cónegos. Posto isto, Rui Borges, técnico transmontano de 42 anos que havia orientado o Mafra na época passada, foi o escolhido para guiar os cónegos no regresso à Primeira Liga.

No que diz respeito ao plantel, o Moreirense viu entrar a custo zero o guarda-redes Caio Seco (ex-Penafiel), os defesas centrais Marcelo (ex-Dibba Fujairah), Gilberto Batista (ex-Sporting B) e Maracás (ex-Al Wahda). Além disso, contrataram o lateral direito Dinis Pinto (ex-Braga B), os médios Lawrence Ofori (ex-Famalicão) e Alanzinho (ex-Palmeiras) e o extremo direito Kobamelo Kodisang que foi contratado ao Braga.

Relativamente às saídas, os cónegos virão terminar os empréstimos do extremo direito Yan e dos defesas centrais Hugo Gomes e Lucas Freitas. A custo zero, saíram o guarda redes Ricardo Silva (Tondela), o lateral direito David Bruno e o defesa central Luís Rocha para o Santa Clara, os médios Fábio Pacheco (Avs FS), Sori Mané, o extremo direito Walterson Silva e o ponta de lança Platiny para o Suwon FC e Marítimo, respetivamente.

A pré-época da equipa de Moreira de Cónegos foi constituída por quatro partidas, tendo perdido os dois primeiros jogos diante do Lank Vilaverdense (2-1) e Rio Ave (2-0). De seguida, venceram o terceiro jogo diante do Varzim por 3-1, antes de cederem no último jogo de pré-época contra o Casa Pia (1-0). Os cónegos vão começar oficialmente a época 2023/24 com a receção ao Farense, num jogo a contar para a primeira fase da Taça da Liga, no próximo domingo, dia 23 de Julho, pelas 15h30.