O mote do evento foi a celebração de Mandela e do seu legado de esperança e amor à Humanidade.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo decorreu nesta última semana entre 17 e 19 de julho com o mote de celebrar Nélson Mandela e o seu legado. As ações de intervenção tiveram lugar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) com atividades diversas: workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas, entre outras.

O evento recebeu mais de 400 estudantes de 44 escolas, distribuídas por 34 concelhos de norte a sul do país. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, participou na abertura do Ubuntu Fest e declarou que espera que o festival permita “criar lanços, criar pontes, definir estratégias e projetos” para a humanidade. O autarca destacou ainda que “o vosso projeto é o melhor projeto, o vosso clube é o melhor clube do mundo, mas também vieram à melhor cidade do mundo”.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, sublinhou que mais de 400 alunos e professores e mais de 100 convidados foram agentes ativos no evento, no que vai ao encontro do mote do IPVC na “formação completa e plena dos seus estudantes”. Já o presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques, elogiou “a magnífica cidade que acolheu os líderes Ubuntu com o calor que as gentes do Minho sempre colocam nas suas receções”.

Pedro Cunha, diretor-geral da Educação, ressalvou ainda que este “é maior e melhor clube do mundo, onde ninguém perde e todos ganham”. As iniciativas visaram a partilha de conhecimento e informação, mas também fomentaram a troca cultural através da perpetuação de tradições típicas minhotas como o “folclore e arraial minhoto, construção de cabeçudos, símbolos de Viana do Castelo em croché, danças criativas ou a elaboração de nós marítimos e tapetes de flores”.