O principal objetivo das futuras edições é abrir vagas para alunos do 3º ciclo, especialmente para estudantes do 9º ano.
O Verão no Campus, uma iniciativa da Universidade do Minho, recebe anualmente estudantes do 3º ciclo e do secundário, com o objetivo de os colocar em contacto com a realidade das diferentes áreas profissionais. A edição deste ano recebeu mais de 300 jovens, predominantemente do 11º ano. As futuras edições procuram atrair mais alunos do 9º ano.
Teresa Ruão, pró-reitora para a Comunicação Institucional, destacou que “é uma faixa que está pouco preenchida, mas que gostávamos de alargar e começar a receber estes estudantes antes do 9.º ano”. Segundo a pró-reitora, nesse ciclo de ensino é fundamental os alunos experimentarem e adquirirem conhecimento nas suas diversas áreas de interesse, sendo essa também uma “missão da universidade”.
A maioria dos alunos participantes são do 11º ano, porque “corresponde ao ano em que começam a pensar de uma forma mais séria sobre as opções que têm que fazer no ano seguinte”, sublinhou Teresa Ruão. A responsável acrescentou ainda que o Verão no Campus terminou com a “sensação final de missão cumprida” e com a esperança de que [os alunos participantes] “escolham a UMinho como futuro”.
Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, declarou na sessão de encerramento do evento que o entusiasmo dos alunos é a prova de que “é uma iniciativa importante e que temos de continuar a promover”. Destacou também que a iniciativa é “uma forma de os sensibilizar para a importância do prosseguimento dos estudos ao nível do ensino superior”.
Também a presidente da Associação Académica, Margarida Isaías, sublinhou que “no ensino secundário não fazemos ideia da quantidade de cursos que existem, que cadeiras vamos ter ou onde vamos poder trabalhar”, o que torna esta iniciativa importante.
Ana Vasconcelos, aluna do 11º ano da Escola Europeia no Luxemburgo, viajou para Portugal com o intuito de participar do Verão no Campus. A sua área de interesse é a psicologia e realçou que “não estava à espera de haver tantas hipóteses dentro da psicologia”, referindo que “associava muito a psicologia à psicologia clínica, e não é só isso”. A aluna procura estudar numa universidade nacional, sendo a UMinho uma das suas opções.
Luana Okkerse, da Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, estuda no 12º ano. Com as diferentes atividades realizadas, coloca a hipótese de prosseguir Educação Básica. “Nesta idade é complicado definir objetivos para o futuro, havendo pessoas que não têm ideia do que querem seguir e isto ajuda bastante”, destacou a aluna.
Tiago Martins, da Escola Básica e Secundária Valo do Tamel, veio de Barcelos para participar em mais uma edição. “Já estive no Verão no Campus no ano passado, gostei da experiência e este ano voltei a gostar”, afirmou. O Verão no Campus fomentou a certeza de que quer entrar em Engenharia Informática na UMinho.
Os cinco dias do Verão no Campus foram palco de experiências e atuações, onde os alunos trabalharam como jornalistas, professores, psicólogos, advogados, médicos, engenheiros, entre outros. Com as experiências que tiveram, muitos ganham certezas do percurso que querem seguir, e outros esclarecem dúvidas.