O acordo foi selado entre a instituição e o Centro Distrital da Segurança Social de Braga.

A ADOLESCERE é uma instituição de apoio à criança e ao adolescente, que data oito anos de existência, com o objetivo de apoiar casos de risco através da dinamização de atividades formativas. A instituição passa a garantir uma resposta às necessidades de 100 famílias ao ser um CAPAF, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Esta é a segunda resposta bracarense de auxílio à criança e ao adolescente apoiada pela Segurança Social de Braga.

O acordo foi assinado este fim de semana entre a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente e o Centro Distrital da Segurança Social de Braga. As três modalidades de resposta da ADOLESCERE são: preservação familiar com o objetivo de evitar que as crianças saiam do seu seio familiar, verificação familiar no caso de crianças que sejam colocadas em famílias de acolhimento e supervisão de convívio em casos de ex-cônjuges se encontrarem em altos níveis de confronto.

Carla Fernandes, presidente da ADOLESCERE, afirma que a decisão fortalece a resposta e o acompanhamento de crianças, jovens e famílias que passam por situações de maior vulnerabilidade. A transição para CAPAF permite que a instituição contrate um psicólogo, um assistente social e um educador social.

A ADOLESCERE prevê resposta a 100 famílias do distrito de Braga com crianças e jovens considerados psicologicamente transtornados. A responsável destaca que já receberam 30 casos, sendo a maioria relativos a “mau comportamento, supervisão de convívios, negligência e violência doméstica”.

O acordo celebrado entre a ADOLESCERE e o Centro Distrital da Segurança Social de Braga foi representado pelo Diretor do Centro Distrital do ISS, João Ferreira, e pelo Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social, José Sá.