26 equipas de Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido, Roménia e Israel competem em duas classes distintas.

A Universidade do Minho participa, pela primeira vez, na Fórmula Student, competição inspirada na Fórmula 1 e realizada para estudantes do Ensino Superior. A “FSUMinho” – nome da formação minhota – participa desde terça-feira e terminará as suas provas sábado no kartódromo de Castelo Branco.

A equipa da UMinho é composta por 35 alunos de Engenharia Eletrónica, Mecânica, Informática, Materiais, Gestão Industrial e Sistemas de Informação e participa na classe 2, para protótipos virtuais. O design, os custos e a produção do veículo de corrida da UMinho serão previamente apresentados a um júri e a eventuais investidores.

O team manager, Francisco Forte, explicou à RUM que a ideia passa por “defender a capacidade de engenharia” do projeto, de modo a que este receba “luz verde” antes de avançar para a montagem do monolugar. Este veículo estará destinado à classe principal, com a presença de condutores. O aluno de Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação assume o objetivo de ficar no pódio, “destacando-se, pelo menos, no seio das universidades portuguesas”.

Este modelo de prova surgiu nos Estados Unidos como Formula SAE, em 1978, chegando vinte anos depois ao Reino Unido denominando-se Formula Student. A competição compromete-se a estimular soluções tecnológicas inovadoras através da construção de carros, dentro de um orçamento e regras complexas coordenadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).