A reviravolta famalicense surgiu já nos últimos minutos do encontro
O SC Braga e o FC Famalicão defrontaram-se, esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga, para o jogo de abertura da Liga Portugal Betclic 2023/24. Com um golo madrugador, o jogo parecia ganho pela equipa da casa, mas os Famalicenses acabaram mesmo por vencer o jogo por 1-2.
Após uma longa pré-epoca foi ao apito de Fábio Veríssimo que às 20h15 se deu início a mais uma edição do Campeonato Nacional, agora denominado Liga Portugal Betclic. As equipas em campo demonstravam uma grande ambição com expectativas de iniciar esta competição da melhor forma.
Após apenas sete minutos de jogo, Zaydou Youssouf, em forma de defesa, acabou por ocorrer em falta sob Abel Ruiz. O jogador em falta acabou mesmo por ser penalizado com um cartão amarelo e foi assinalado livre para a equipa da casa. Ao minuto 9, Ricardo Horta inaugurou o marcador de bola parada, com um remate que não deu espaço para defesas.
O primeiro quarto de hora da partida foi totalmente controlado pelos Gverreiros. Durante esses 15 minutos, foi notável a ótima procura de espaço no terreno adversário, fazendo jus à sua superioridade no resultado. Com o rival tão avançado no terreno, a turma de João Pedro Sousa viu a sua execução de jogo ser dificultada e acabou por se resguardar no seu terreno.
Aos 26 minutos, Ricardo Horta, assistido por Abel Ruiz, rematou para a baliza dos azuis e brancos. A bola parecia teleguiada, mas o guardião famalicense estava atento e pôs o fim ao ataque. Faltando apenas 10 minutos para o final da primeira parte, a turma de Vila Nova de Famalicão aproximava-se agora mais do terreno rival, procurando saídas rápidas que permitissem jogadas perigosas.
Francisco Moura, com um remate rasteiro, aos 37 minutos, esteve muito perto de empatar a partida. Tinham-se passado apenas três minutos desde o lance do português quando Gustavo Assunção, de fora da área, fez o remate. A bola saiu forte, mas o remate acabou por morrer nas mãos de Matheus.
Já nos minutos adicionais, Bruma procurou uma saída feliz para o intervalo, tentando criar uma oportunidade que pudesse gerar o segundo golo da noite. O guineense conseguiu realizar o remate, mas o mesmo foi direto às mãos de Luiz Jr., com as equipas a regressar ao balneário com a vantagem do SC Braga no marcador por uma bola a zero.
Vindos do intervalo, o FC Famalicão procurou fazer alterações táticas e, para isso, deu-se a entrada de Afonso Rodrigues e Óscar Aranda na partida. Após as substituições, foi notável o crescimento da equipa em campo com o cabeceamento de Cádiz aos 58 minutos e o cruzamento perigoso de Francisco Moura três minutos depois, deixando os Famalicenses a sonharem com o empate.
O sonho acabou por se concretizar e, ao minuto 67, o recém-entrado Afonso Rodrigues conseguiu empatar o jogo. Após uma perda de bola por parte da defensiva da casa, a bola acabou por sobrar para o avançado que, com um gesto técnico, deu fim ao lance em forma de golo.
Aos 75 minutos, Henrique Araújo conseguiu isolar-se, ultrapassando a linha defensiva bracarense, mas o golo acabou por não acontecer. De frente para Matheus, o avançado procurou assistir Cádiz que, por estar mais recuado, acabou por ver a bola ser cortada por Paulo Oliveira.
O ambiente no relvado transpareceu o resultado que se discutia e era claro que nenhum dos emblemas queria dividir pontos. Aos 83 minutos, após uma falta de Martin sobre Djaló, deu-se uma distribuição de cartões por Fábio Veríssimo. O lance acabou por dar origem a uma confusão entre diversos jogadores que levou a que Borja e Zalazar fossem sancionados com a cartolina amarela.
O jogo prosseguiu-se dessa mesma forma, com muito pouco tempo de jogo, o que levou a que fossem atribuídos 12 minutos de tempo adicional, de forma a compensar as diferentes paragens que ocorreram nos últimos 45 minutos. Em dois lances diferentes, Henrique Araújo e o capitão Riccieli procuraram assegurar a vitória na partida, no entanto, nenhuma das tentativas passou de um mero susto para a baliza vermelha e branca. As intenções da equipa de Vila Nova eram evidentes e as jogadas perigosas eram constantes.
Cinco minutos após o fim do tempo regular, Riccieli iniciou uma jogada prometedora, conseguindo que Aranda dominasse perfeitamente o seu passe sem qualquer tipo de interceções. Com a bola nos pés, o avançado ultrapassou a defesa rival e, com um remate certeiro, marcou o golo que deu os três pontos ao seu clube.
Com este resultado, o SC Braga recua para o último lugar da classificação, sem qualquer ponto, enquanto que o FC Famalicão assume o topo da tabela classificativa. O SC Braga tem encontro marcado para a próxima terça-feira, pelas 19h00, frente ao Backa Topola para a 2ª mão da Terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Por sua vez, o FC Famalicão regressa aos relvados no dia 21 de agosto para disputar a 2ª jornada da Liga Portugal Betclic, com a receção ao Moreirense FC.