As grávidas e parturientes devem dirigir-se, até segunda-feira, a hospitais de cidades vizinhas, nomeadamente Guimarães e Famalicão.

A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Braga está encerrada desde as 8h desta sexta-feira e só reabrirá às 8h de segunda-feira. Porfírio de Oliveira, presidente do conselho de administração, já tinha confirmado o encerramento desta unidade hospitalar.

Semelhante ao que se sucedeu em agosto do ano passado, a administração não conseguiu chegar a acordo com os profissionais de saúde. A discórdia preside nas escalas para os fins-de-semana do mês de agosto, com mais constrangimentos devido às férias.

O bloco de partos estará em funcionamento para utentes que se encontram internadas no Hospital de Braga, durante os períodos de condicionamento. Em casos de urgência “devem optar por se deslocar a um dos hospitais da região”, recomenda a instituição a grávidas e parturientes. Alguns dos possíveis hospitais nomeados são o Hospital Senhora da Oliveira (em Guimarães), o Centro Hospital do Médio Ave (em Vila Nova de Famalicão) e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (em Viana do Castelo). Há ainda a possibilidade de contactar a Linha SNS 24- 808 24 24 24.

Vários partidos já criticaram fortemente o assunto. O Partido Socialista continua sem se pronunciar publicamente sobre o constrangimento causado.