As Gualterianas carregam a história e tradição da cidade há 117 anos.
A Marcha Gualteriana fechou esta segunda-feira, dia 7 de agosto, as festividades em honra de São Gualter, em Guimarães. O cortejo juntou centenas de visitantes, que assistiram aos vários carros alegóricos alusivos quer à cidade quer a temas da atualidade nacional.
Com início junto ao Liceu, como habitual, o Carro da Cidade abriu a Marcha representando a Igreja de São Francisco e a Fonte Santa. Seguiram-se carros com temas como o Antigo Egito, Harry Potter e anos 90. Também marcaram presença alguns estabelecimentos vimaranenses, como o Centro Social de Brito – que assinala o 25º aniversário –, com a particularidade da participação dos utentes na realização do carro alegórico.
O momento que junta as várias gerações de cada família reuniu temáticas para diferentes faixas etárias. A camada infantil viu um carro dedicado à história “Princesa e o Sapo”, com várias crianças a fazerem parte do cenário. Também o teatro foi representado, com a reprodução do edifício do Teatro Jordão, assim como também esteve presente a Associação dos Paraquedistas Vimaranenses. Além disso, pôde assistir-se a diversas mensagens ambientais – “ambiente estimado, futuro assegurado”.
Durante todo o cortejo não faltou música. A banda dos Bombeiros de Guimarães alegrou as ruas da cidade, além dos Grupos Folclóricos de Gondar e Silvares. Também a Universidade do Minho esteve representada na animação musical, com a participação da Tun’obebes e da Tuna Afonsina.
Fizeram ainda parte do serão momentos satíricos, nos quais foi feita alusão a situações políticas e sociais da atualidade. O Papa Francisco, João Galamba, António Costa e Cristiano Ronaldo foram algumas das figuras personificadas. Encerrou assim mais uma edição das Festas da Cidade e Gualterianas, uma tradição cuja origem remonta a 1906.