O filme Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte 1 retrata a nova missão do agente Ethan Hunt. Este terá de encontrar e recuperar um objeto que pode se tornar uma arma poderosa de ameaça a toda a humanidade. Além disso, figuras perigosas do passado de Hunt voltam para confrontá-lo nesta missão, cabendo a ele enfrentar não somente os novos inimigos que cruzarem o seu caminho, como também os de longa data para impedir que o objeto caia nas mãos erradas.

Em primeiro lugar, o sucesso de Missão Impossível já não é de hoje. A franquia conta com um grande número de fãs que aguardavam ansiosamente pelo lançamento do sétimo filme, esperando assim um grande e evidente sucesso nas bilheterias. Entretanto, a concorrência nas salas de cinema no mesmo período com filmes como Barbie e Oppenheimer fez com que o público para a Missão Impossível se tornasse menor do que o esperado, impedindo a prevista explosão do filme nas bilheterias ao redor de todo o mundo.

Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One movie review (2023) | Roger Ebert

A trilha sonora do filme é fortemente conhecida na franquia, sempre com a música tema característica de todos os filmes de Missão Impossível. Os efeitos sonoros e as músicas de fundo foram perfeitamente dispostos no filme, de modo a prender a atenção do telespectador e fazer com que mergulhe em suas emoções a cada segundo, conectando-os com as personagens principalmente em momentos de maior suspense ou até mesmo mais sentimentais.

O suspense do filme é novamente muito característico dos demais filmes de Missão Impossível. Isto porque gera muitas expectativas a quem o assiste, mas também proporciona grande alívio cómico durante eventos inesperados e que geram ansiedade nos telespectadores. Dessa forma, a mistura de emoções tão diferentes é o que traz a genialidade para a longa-metragem e a torna tão divertido, sendo capaz de despertar verdadeiras risadas em sua boa parte.

Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One chega mais cedo aos cinemas

Outro ponto muito positivo do filme é a construção de novas personagens que seguem uma linha tênue para um lado mais misterioso, como é o caso de Grace, uma ladra contratada para furtar também o objeto que Hunt tanto procura. Assim, as histórias de cada personagem vão sendo desenvolvidas ao longo da trama que, em meio ao seu clímax, já se encontram entrelaçadas e envolvidas por um bem maior.

Tom Cruise não deixa a desejar: com uma personagem muito bem construída e uma atuação fascinante, o artista segue com as conhecidas manobras radicais vistas sempre nos filmes da franquia. Nesse sentido, a direção artística é capaz de explorar o melhor dos efeitos visuais e sonoros para garantir a emoção desejada a cada segundo de ação e movimento no longa. Apesar disso, é possível observar furos de linearidade na história, algo feito de forma claramente proposital, uma vez que o filme apresenta um final aberto por se tratar apenas de uma primeira parte da história da nova missão.

Portanto, o bom desenvolvimento do enredo entrelaça-se com a boa construção das personagens, dos objetivos e dos efeitos visuais e sonoros, facto que torna a Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte 1 um dos filmes de ação mais divertidos e bem executados do ano de 2023.