Lançado em Portugal em 2021, a obra de estreia de Holly Jackson é a primeira na trilogia de O Homicídio Perfeito. O livro passa-se em Little Kilton uma cidade aparentemente normal, mas que guarda muitos mistérios e segredos que alguém quer, desesperadamente, manter escondidos.
Andie Bell desapareceu numa noite de 2012 ao sair de casa para ir buscar os seus pais a uma festa. Porém, uns dias depois da investigação ter iniciado, o seu namorado Sal Singh é encontrado morto após deixar uma mensagem ao seu pai a confessar o crime. Ao que tudo aparenta, Sal matou Andie e, não aguentando carregar a culpa, decidiu pôr fim à sua própria vida. Caso encerrado.
Pippa “Pip” Fitz-Amobi é uma aluna com ótimas notas e, portanto, neste novo ano escolar, decide inscrever-se em algumas aulas de A-level. Numa dessas aulas, ela precisa de fazer um trabalho de investigação. A protagonista admirava Sal e, portanto, não acredita que ele tenha sido capaz de cometer o crime. Sendo assim, decide tomar o caso como tema do seu trabalho e investigar por ela própria, com alguma ajuda.
Ravi Singh é o irmão de Sal e a quem Pip decide recorrer para ajuda na investigação. Apesar de um pouco reticente, Ravi decide juntar-se à protagonista. Os dois iniciam o desencadear de muitos eventos inesperados, trazendo muitos segredos e assuntos pendentes à tona.
Além de personagens brilhantemente escritas, com o qual é impossível não criar uma ligação e sentir empatia, Holly Jackson escreveu também um “Homicídio Perfeito”. Neste thriller, é quase garantido que o suspense vai dar a qualquer leitor a vontade de ler sempre o que vem a seguir, não conseguindo pousar o livro. Principalmente porque, qualquer teoria que surja, estará provavelmente errada. Durante a obra, cada vez mais pessoas se vêm, inesperadamente ,envolvidas no caso. Temos de esperar sempre o incalculável.
O livro explora também os tipos de hierarquias criados pela sociedade, como a das escolas secundárias, que colocam os “populares” no topo. Ao longo do livro vamos descobrindo novas informações sobre Andie Bell e conhecendo-a melhor, o que faz ao leitor refletir sobre estes tópicos. Contudo, a autora vai ainda mais longe, abordando assuntos como as questões raciais, nomeadamente como Ravi é visto pela sociedade, sendo um indivíduo não branco e agora associado a um assassino, o seu irmão Sal.
O Homicídio Perfeito: Um Guia para Boas Raparigas é o livro ideal para ler “numa sentada”. Depois de começar, ninguém vai conseguir parar até descobrir o que realmente aconteceu em Little Kilton naquela noite de primavera.
Título original: A Good Girl’s Guide to Murder
Autor: Holly Jackson
Editora: Editorial Presença
Género: Mistério, Thriller
Data de lançamento: Junho de 2021