Os Gverreiros conseguiram garantir lugar no pódio da tabela.
Numa época marcada por uma luta constante pelo terceiro lugar da Liga Bwin com o Sporting CP, a caminhada do SC Braga pela época 22/23 apresentou alguns contratempos. Com Artur Jorge a comando, pela primeira vez a treinar a equipa principal do clube, os Gverreiros conseguiram mesmo conquistar o terceiro lugar da tabela, tendo assim acesso à Qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
As outras competições de que fez parte, no entanto, não obtiveram o desfecho desejado. A final da Taça de Portugal foi disputada contra o FC Porto, mas o emblema minhoto acabou por sair derrotado. A Taça da Liga, por sua vez, teve um fim prematuro para o clube, com a sua saída nos quartos de final após uma derrota frente ao Sporting CP por cinco bolas a zero.
SC Braga vence na receção ao SL Benfica
Na 14ª jornada, num jogo disputado no último dia do ano civil de 2022, o SC Braga conseguiu derrotar o SL Benfica, clube que liderava o campeonato e que não tinha sido vencido na época, até então. Aos dois minutos de jogo, os Braguistas rapidamente inauguraram o marcador e, a partir deste ponto, lideraram a partida, acabando por vencer o mesmo por três bolas a zero.
SC Braga sofre goleada histórica
Após eliminados da Liga Europa ainda na Fase de Grupos, por terem obtido o terceiro lugar na tabela, os vermelhos e brancos tiveram acesso ao play off de acesso aos oitavos de final da UEFA Conference League. O seu rival era a ACF Fiorentina e, na primeira mão, num jogo que se esperava bastante renhido, a turma de Artur Jorge acabou mesmo por perder a partida por quatro bolas a zero e um jogador expulso aos 55 minutos. Esta derrota acabou por marcar a história do clube, que nunca antes tinha sofrido tantos golos num jogo em casa numa competição europeia. Este jogo marcou, ainda, a saída do SC Braga das competições europeias na época 22/23, não conseguindo, na segunda mão, assegurar um resultado que lhes permitisse avançar na competição.
Reviravolta no resultado marca dérbi do Minho
Entre os diversos jogos que ocorrem ao longo do ano, o dérbi do Minho é sempre um dos mais ansiados. Este dérbi, no entanto, teve ainda associado a si a Taça de Portugal, sendo que o vencedor avançaria para os quartos de final da competição. Na primeira parte, a superioridade era vimaranense, no entanto, nos últimos 45 minutos, num curto espaço de tempo, os Gverreiros conseguiram inverter o resultado, vencendo a partida por 3 – 2. Este jogo foi o início de uma grande caminhada dos vermelhos e brancos que viriam a chegar à Final da Taça de Portugal onde saíram derrotados pelo FC Porto por duas bolas a zero.