O ABC Braga/UMinho sorriu perante o Marítimo Andebol SAD, num embate marcado pelas duas expulsões apontadas aos minhotos.
Poucos dias depois da qualificação para a fase de grupos da EHF European League, o ABC Braga/UMinho estreava-se no Campeonato Placard Andebol 1. Num jogo cujas expectativas apontavam para uma disputa acesa, entre dois adversários diretos na luta pelo quarto lugar, foi mesmo a formação bracarense a entrar melhor. Jogados cinco minutos, os minhotos já venciam por 1-4.
Após a primeira investida, os insulares impediram que a diferença fosse aumentando, mas sem conseguirem anular a vantagem minhota. O rumo da partida parecia estabilizar-se, até que, aos 12 minutos, desentendimentos dos jogadores do ABC com a equipa de arbitragem levaram a exclusões: primeiro, Carlos Martins, que é excluído por 2 minutos e, posteriormente, Humberto Gomes, que vê cartão vermelho, seguido de cartão azul.
Mesmo com dois atletas a menos (no período de dois minutos relativo a cada exclusão), os academistas conseguiram segurar a vantagem de três golos, vantagem essa também registada ao intervalo. As equipas regressaram aos balneários com o marcador nos 14-17.
Aos 41 minutos, os madeirenses voltaram a igualar o resultado (20-20), algo que não acontecia desde o primeiro minuto (1-1). Pouco depois, os árbitros voltaram a mostrar o cartão vermelho, desta vez a Vinícios “Panda” Carvalho, que atingiu o guarda-redes do Marítimo na face.
As equipas mantiveram a disputa pelo resultado bastante equilibrada, mas os minhotos não permitiram que o adversário passasse para a frente. Os três pontos acabaram mesmo por viajar para Braga, com a vitória por 31-34.
O calendário dos bracarenses aponta, agora, para mais um confronto complicado para o campeonato, frente ao Sporting CP. O encontro está marcado para as 17h30 deste domingo, dia 10 de setembro, no Pavilhão Flávio Sá Leite.