Candidaturas à 2ª fase decorreram entre 28 de agosto e 5 de setembro.

Mais de 20 mil estudantes apresentaram a sua candidatura na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, neste novo ano letivo. As candidaturas à segunda fase do ensino superior decorreram entre 28 de agosto e 5 de setembro.

Verificou-se que há mais de dois candidatos para cada uma das 9952 vagas ainda disponíveis nas universidades e institutos politécnicos públicos. Os resultados são conhecidos no final da próxima semana, no dia 17 de setembro.

A 2.ª fase encerrou à meia-noite desta segunda-feira. De acordo com o balanço feito no site da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), concorreram, até ao final do prazo, 20.574 estudantes, menos 265 do que no ano passado. Esta ligeira diminuição (menos 1,3%) é inferior à registada na 1.ª fase de ingresso – houve menos 4% nessa altura. No arranque do concurso nacional de acesso ao ensino superior, cujos resultados foram conhecidos no final do mês passado, garantiram lugar nas universidades e politécnicos públicos para o próximo ano letivo 49.438 estudantes. Ainda que tenha havido uma redução ligeira (0,7%) face ao ano passado, este é o quarto concurso com maior número de entradas — apenas ultrapassado pelos três anos anteriores.

Os mais de 20 mil candidatos à 2.ª fase do concurso de acesso disputam 9952 vagas. Desde 2018 que não havia tão poucos lugares ainda por preencher nas universidades e politécnicos públicos nesta altura do período de ingresso.