Descobriu-se hoje, dia 19 de setembro, os nomeados para a 24ª edição do Grammy Latino. A revelação deu-se através das redes sociais da premiação, onde nomes como as portuguesas Carminho e Maria Mendes apareceram na lista, para além de Shakira, Karol G e Bizarrap.
Os indicados foram selecionados em 56 categorias, três delas a serem estreadas nesta edição: Compositor do Ano, Melhor Canção Cantor-Compositor e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. As produções nomeadas deveriam respeitar o período de elegibilidade (1 de junho de 2022 a 31 de maio de 2023), para além de obter um percentual mínimo de letra (51%) em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo.
Duas surpresas nacionais saíram dos envelopes da Academia Latina da Gravação. A fadista Carminho está indicada na categoria de “Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa”, com o sexto disco de carreira, Portuguesa, lançado em março.
Esta é a primeira nomeação da fadista para um Grammy Latino. Em declarações à TSF, a mesma assume a felicidade e orgulho pela nomeação: “Vou ficar muito feliz se ganhar. Já estou muito feliz pela nomeação, e muito feliz já estava, porque acho que é um disco que me representa e que me deixou imensamente orgulhosa”. Acrescenta, por fim, “que tudo pode acontecer”, e que este é um “dia feliz para a música portuguesa”.
Contrariamente à fadista, a nomeação para os Grammy Latino já não é uma novidade para Maria Mendes. A cantora de jazz volta a ser uma das potenciais vencedoras na categoria de “Melhor Arranjo”, com uma versão da música “Com que Voz”. A produção alia Maria Mendes e John Beasley, numa das faixas do álbum ao vivo “Saudade, Colour of Love”, de 2022.
Fugindo do enquadramento nacional, a premiação destaca os artistas colombianos Karol G, Shakira e Camilo, com sete nomeações cada. O produtor argentino Bizarrap soma seis nomeações, graças a “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”. Pablo Alborán, Bad Bunny, Maria Becerra, Fied e Natália Lafourcade conquistaram cinco valiosas nomeações.
O anúncio dos vencedores será realizado dia 16 de novembro de 2023. A cerimónia ocorrerá, pela primeira vez, no Centro de Conferências e Exposições (FIBES), em Sevilha, Espanha.
Confira aqui a lista dos nomeados:
Álbum do Ano
» La Cu4rta Hoja – Pablo Alborán
» A Ciegas – Paula Arenas
» De Adentro Pa Afuera – Camilo
» Décimo Cuarto – Andrés Cepeda
» Vida Cotidiana – Juanes
» Mañana Será Bonito – Karol G
» De Todas Las Flores – Natalia Lafourcade
» Play – Ricky Martin
» Eadda9223 – Fito Paez
» Escalona Nunca Se Había Grabado Así – Carlos Vives
Canção do Ano
» Acróstico – Kevyn Mauricio Cruz Moreno, L.E.X.U.Z, Luis Fernando Ochoa & Shakira
» Amigos – Pablo Alborán & Maria Becerra
» De Todas Las Flores – Natalia Lafourcade
» Ella Baila Sola – Pedro Julian Tovar Oceguera
» NASA – Édgar Barrera, Camilo & Alejandro Sanz
» Ojos Marrones – Luis Jiménez, Lasso & Agustín Zubillaga
» Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53 – Santiago Alvarado, Bizarrap, Kevyn Mauricio Cruz & Shakira
» Si Tú Me Quieres – Fonseca, Yadam González & Yoel Henríquez
» TQG – Kevyn Mauricio Cruz, Karol G, Ovy On The Drums & Shakira
» Un X100to – Bad Bunny, Edgar Barrera, Marco Daniel Borrero & Andres Jael Correa Rios
Gravação do Ano
» No Es Que Te Extrañe – Christina Aguilera
» Carretera y Manta – Pablo Alborán
» Déjame Llorarte – Paula Arenas & Jesús Navarro
» Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53 – Bizarrap & Shakira
» Si Tú Me Quieres – Fonseca & Juan Luis Guerra
» Mientras Me Curo Del Cora – Karol G
» De Todas Las Flores – Natalia Lafourcade
» Ojos Marrones – Lasso
» La Fórmula – Maluma & Marc Anthony
» Despechá – Rosalía
» Correcaminos – Alejandro Sanz & Danny Ocean
Melhor Artista Revelação
» Borja (Espanha)
» Conexión Divina (México)
» Ana Del Castillo (Colômbia)
» Natascha Falcão (Brasil)
» Gale (Porto Rico)
» Paola Guanche (Cuba)
» Joaquina (Venezuela)
» Leon Leiden (México)
» Maréh (Colômbia)
» Timø (Colômbia)
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
» Bryan Behr Ao Vivo Em São Paulo- Bryan Behr
» Em Nome da Estrela – Xênia França
» Hodari – Hodari
» Quintal – Melim
» As Palavras, Vol. 1 & 2 – Rubel
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
» TecnoShow- Gaby Amarantos
» Portuguesa – Carminho
» Raiz – João Gomes
» Elba Ramalho No Maior São João Do Mundo – Elba Ramalho
» Do Amanha Nada Sei – Almir Sater
» Erva Doce – Gabriel Sater
Melhor Canção em Língua Portuguesa
»Algoritmo Íntimo- Arnaldo Antunes, Criolo, Gabrieu, Keviin & Marcia Xavier
» Do Acaso – Ronaldo Bastos & Chico César
» Num Mundo De Paz – Djavan
» Que Tal um Samba? – Chico Buarque e Hamilton de Holanda
» Tudo O Que A Fé Pode Tocar – Tiago Iorc & Duda Rodrigues
Melhor Canção Pop
» 5:24 – Edgar Barrera & Camilo
» Bailo Pa Ti – Natalia Hernández Morales, Monsieur Periné, Santiago Prieto Sarabia, Julio Reyes Copello & Mitchie Rivera
» Contigo – Pablo Alboran, Mauricio Rengifo, Andres Torres & Sebastian Yatra
» Déjame Llorarte – Paula Arenas & Manuel Ramos
» Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53 – Santiago Alvarado, Bizarrap, Kevyn Mauricio Cruz Moreno & Shakira
Melhor Álbum Pop Vocal
» La Cu4arta Hoja – Pablo Alborán
» Beautiful Humans Vol.1 – Alemor
» De Adentro Pa Afuera – Camilo
» La Neta – Pedro Capó
» Tu Historia – Julieta Venegas