A cultura mantém-se ao rubro, com destaques na música e no teatro.
Setembro encerra-se com mais uma superlua. Enquanto a expetativa aumenta para se observar mais uma magia nos céus, o Minho está recheado de inúmeros e iluminados momentos de cultura. De salas de espetáculo a atividades ao ar livre, não faltarão estrelas a reforçar o que melhor se passa no panorama nacional.
Feiras Novas – Ponte de Lima
Em Ponte de Lima, setembro será marcado pelas Feiras Novas. A “romaria minhota mais antiga de Portugal”, que em 2022 reuniu mais de 500 mil pessoas, está de regresso de 6 a 11 de setembro.
Concertinas e cantares aos desafio, Zés Pereiras e gigantones, bandas de música e folclore são alguns dos momentos culturais e tradicionais que marcam a programação, ao longo dos seis dias. O Cortejo Etnográfico, o Cortejo Histórico “Visitas Régias a Ponte de Lima” e a Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores são os pontos altos da festividade. Por sua vez, como habitualmente acontece, as noites de sábado e domingo reúnem milhares de pessoas junto ao rio Lima, de forma a contemplarem o Fogo de Artifício.
Noite Branca – Braga
A cidade de Braga vai voltar a vestir-se de branco, no segundo fim de semana de setembro. Dos dias 8 a 10, a Noite Branca está de regresso, com um programa repleto de concertos, performances, arte pública e espaços culturais e para a infância. Em 2022, o momento cultural reuniu cerca de um milhão de pessoas, em mais de 48 horas de programação.
Este ano, a festividade volta a reunir grandes artistas nacionais, ao longo dos três dias. Carolina Deslandes, D.A.M.A, Marisa Liz, Piruka, Cuca Roseta e C4 Pedro são alguns dos cantores que vão animar o centro histórico bracarense.
O Último Fecha a Porta – Barcelos
O teatro também tem destaque no mês de setembro, em especial a comédia. No dia 15, o Theatro Gil Vicente garante que os seus espetadores vão terminar a noite às gargalhas, com “O Último Fecha a Porta”.
O espetáculo acompanha a trajetória de dois amigos, quando um descobre que tem apenas três meses de vida. Com a interpretação de Carlos Cunha, Erika Mota e Nuno Pires, a comédia vai “nos fazer rir de nós mesmos”, ao retratar “temas que são de toda a gente”.
Suave Fest – Guimarães
Suave Fest vai realizar a sua nona edição, nos dias 15 e 16 de setembro, em Guimarães. O centro histórico vimaranense é a casa de um dos festivais de música independente mais relevantes do Norte do país.
Com entrada livre, a programação reúne oito projetos nacionais, no Largo da Misericórdia. Passando por diferentes géneros musicais, que retratam a pluralidade e a diversidade presente na arte portuguesa, o festival conta com Surma, Ganso, Salto, Fugly, The Lemon Lovers, Indignu, Tyroliro e Máquina.
Noite Branca – Vizela
Setembro é o mês das noites brancas no Minho. Vizela vai receber a Noite Branca, no dia 16. Da Praça da República ao Jardim Manuel Faria e à Praça do Município, a programação conta com grandes nomes do panorama musical nacional, como Diogo Piçarra e Bárbara Tinoco.
Agora é que são elas – Ponte de Lima
A comédia retorna em dose dupla ao Minho. O Teatro Diogo Bernardes vai acolher o espetáculo teatral “Agora é que são elas”, no dia 22 de setembro.
A história acompanha um casal de oradores que apresentam o seu método revolucionário para a felicidade conjugal, o “Bora Juntos”. Com Teresa Guilherme e Rui Luís Brás, a felicidade está mais do que garantida, quer seja no casamento, como nos 75 minutos de espetáculo.
Bárbara Bandeira – Vila Nova de Famalicão
No dia 23 de setembro, Bárbara Bandeira apresenta-se, pela primeira vez, em Vila Nova de Famalicão. O concerto da artista pop integra o Famalicão Youth Fest, um festival dedicado aos jovens do concelho. O momento, com entrada livre, terá lugar no anfiteatro do Parque da Devesa e contará com a participação de Maria Gil, famalicense vencedora do The Voice Kids 2022.
Excesso de Bagagem de Jel | 4.as loucas – Barcelos
Antes da superlua regressar no final do mês, setembro ainda vai gargalhar mais com um stand-up comedy. O Theatro Gil Vicente vai receber Excesso de Bagagem de Jel nas suas quartas-feiras loucas. O humorista, que soma mais de 20 anos de carreira, apresenta o seu primeiro espetáculo a solo, onde partilha as suas divertidas e sarcásticas teorias e observações sobre a atualidade.