Elemental, lançado a 13 de julho de 2023, é o novo filme da Pixar realizado por Peter Sohn. Depois de Coco e Soul ,surge mais uma longa-metragem capaz de aquecer os corações mais gelados, enaltecendo a vitória do amor perante as aparentes dificuldades iniciais.
A história desenrola-se na Cidade Elemento, onde os quatro elementos- água, fogo, ar e terra- coexistem. É também nesta cidade tão invulgar que Chispa, uma rapariga destemida e fervorosa, conhece Nilo, um rapaz sentimental e com um enorme coração. Mas a história de amor que nos dá conta o filme, começa bem antes destes dois distintos elementos (água e fogo) se conhecerem.
Chispa carrega consigo o peso de dar seguimento ao negócio de família que até então se encontrava a cargo dos seus pais. No entanto, o facto de ter uma personalidade forte e bastante temperamental transparece a sua falta de competência para realizar o trabalho para o qual estava, supostamente, destinada. A sua impetuosidade torna o contacto com o público muito mais desafiante- é caso para se dizer que ferve em pouca água. O seu temperamento acaba, assim, por afugentar os clientes, intimidados protagonista.
É num desses episódios de raiva e fúria incontroláveis que Chispa acaba por estragar a canalização da loja de família, construída pelo seu pai. Eis que, no meio do caos instalado pela pequena criatura, surge Nilo, o inspetor da companhia de água. E assim, no meio de muita choradeira e culpa, este acaba por lhe passar uma multa que poderá ditar ou não o encerramento permanente da loja.
Assim, a trama vai-se adensando. É entre as inúmeras tentativas para evitar o término do negócio e a busca pela verdadeira vocação de Chispa que se assiste ao crescer de uma amizade e de um amor incondicional entre estes dois elementos. Sem dar conta, ao longo da obra cinematográfica o expectador cria, inconscientemente, a ânsia de ver aquele recente amor culminar num beijo apaixonante. É claro que tal se revela inalcançável, pelo que terão de enfrentar as crenças de que a água e o fogo são incompatíveis. Será o amor mais forte que tudo? A história cativante de Chispa e Nilo dá as respostas a esse dilema.
Elemental é, por isso, um filme verdadeiramente apaixonante indicado para toda a família, igualmente representativo da força extrema que o amor pode tomar. Incentiva o público a envolver-se nos sentimentos que inundam esta bonita animação, e convida à ultrapassagem de todas as barreiras que possam evitar o triunfo do amor.
Quanto às personagens, não há como não salientar aquelas que são alvo da paixão inegável que paira sobre todo o enredo. Numa primeira instância dá-se a conhecer Chispa, pertencente ao elemento fogo. Como já referido, é uma rapariga com os nervos à flor da pele, destemida e determinada em lutar por aquilo que quer. Vê-se atormentada pela sua maneira de ser, que parece não cooperar com os objetivos de vida propostos. A verdade é que Chispa não sonha em ficar com a loja dos pais: a sua aptidão relaciona-se mais com as artes. Assim, a personagem alerta os expectadores para a urgência de seguir aquilo que cada um quer na vida, condenando a submissão perante a vontade dos outros.
Já Nilo pertence ao elemento água, e por isso, demonstra ser um coração mole e um eterno apaixonado de lágrima fácil. A verdade é que a personagem se assemelha a um exemplo a seguir no seio dos jovens que assistem o filme. Nilo, ao longo do mesmo, não reprime nem por uma única vez os seus sentimentos. Mostra-os com naturalidade, sabendo de antemão que são esses mesmos sentimentos que constroem a sua essência e a sua personalidade. Reforça, portanto, que a exposição das emoções não é sinal de fraqueza: é apenas uma forma de expressão e um sinal de sermos humanos. É verdade que a personagem de Nilo e a relevância social que acarreta podem ser, por vezes, exagerados. O choro constante e impulsivo aparece inúmeras vezes associado à personagem. No entanto, é compreensível, uma vez que Nilo é ,sem dúvida, um veículo transmissor desta importante mensagem.
Em último detalhe, será importante salientar os incríveis e coloridos gráficos que recheiam o filme. As cores vibrantes que compõem o novo mundo dos elementos não deixam ninguém indiferente, atuando como um entusiasmante convite à descoberta da cidade. Os habitantes fora do comum que lá habitam são, com certeza, grande parte do fascínio por detrás da longa.
Assim, Elemental enche as medidas até aos mais céticos. Apesar de partilhar várias características similares a outros filmes da Disney e da Pixar ( facto que os fãs já estão acostumados), a obra explora outras vertentes bastante interessantes. Para além disso, a tocante história de amor tem um efeito transformador naqueles que estão sedentos por uma boa dose de romance e paixão.
Título Original: Elemental
Realização: Peter Sohn
Argumento: John Hoberg, Brenda Hsueh, Kat Likkel
Elenco (vozes): Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie Del Carmen, Shilla Ommi
EUA
2023