O terceiro álbum de estúdio de Luísa Sonza destapa as suas fragilidades e momentos mais íntimos. Escândalo Íntimo retrata ao público uma nova Luísa, mais sóbria e mais madura. Conta com participações de Demi Lovato, Marina Sena e Duda Beat.
São 18 músicas (reveladas até agora) que integram o mais recente projeto de Luísa Sonza. No entanto, Escândalo Íntimo não se ficará por aqui. Já foram reveladas mais seis faixas que apenas poderão ser ouvidas mais tarde. Enquanto isso, é com euforia, satisfação e agrado que os fãs se contentam com o novo álbum. “É uma viagem maluca dentro da minha cabeça” – descreve a própria artista.
Não é para qualquer um alcançar o que Luísa alcançou com o lançamento do disco. Sonza conseguiu, no primeiro dia de estreia, impressionantes 15,6 milhões de streams no Spotify, num único dia. Além disso, a cantora conseguiu que todas as músicas do álbum se estreassem no Top 50 Brasil da mesma plataforma.
Um instrumental clássico, que subitamente passa a algo bastante sombrio, abre o álbum. Prepara o ouvinte para o impacto da faixa “Carnificina”. Com uma introdução que se assemelha bastante à própria faixa de começo do seu anterior álbum: “INTERRE$$EIRA” – “Eu tenho número e ainda sou artista” canta Sonza, numa tentativa de rebater as milhares de críticas recebidas regularmente na internet. “Dona Aranha” foi uma das preferidas do público. A letra (com bastante conotação sexual) contrasta com o cruzamento da música infantil homónima.
“Luísa Manequim” transporta-nos para o Brasil dos anos 70. Sonza utiliza um excerto da música de Abílio Manuel, cantor português radicado brasileiro. A faixa apresenta numerosos elementos do rock, e assemelha-se bastante a uma música de pop-rock juvenil saída de uma ex-act do Disney Channel. Marina Sena junta-se a Luísa para “Romance em Cena”. A música lenta e com elementos de jazz à mistura acaba por se tornar uma das melhores do álbum.
“Campo de Morango” vem de seguida. O single foi o primeiro cheirinho do álbum que a cantora decidiu dar ao público. A música possui pouco mais de um minuto, e deixou muito a desejar para quem esperava um comeback diferente. A letra não vai mais além das expectativas que o público tinha. Muito parecida, liricamente, a algumas anteriores da cantora. No videoclipe Luísa Sonza aparece numa cama, toda ensanguentada e rodeada pelas dançarinas. Foram várias as críticas recebidas, acusando a artista de fazer alusão a abuso sexual e aborto.
“Surreal” e “Iguaria” não passam despercebidas. Ambas românticas, trazem uma Luísa nem sempre conhecida pelo público. “Chico” é uma homenagem ao seu atual namorado, Francisco Veiga. Não é novidade que Sonza dá sempre um protagonismo musical aos seus namorados ou ex-namorados. Já o vimos em “Flores” com Vitão e em “Penhasco”, que se subentendia que falava do seu ex-companheiro, Whindersson Nunes. Desta vez, de uma forma mais madura, Luísa afirma poder se apaixonar, se este a quiser.
De forma súbita e sem ninguém esperar, a artista brasileira anuncia Demi Lovato no seu álbum. “Penhasco2” aborda os sentimentos da cantora e como se sentiu em relações passadas: “Penhasco2 fala sobre o luto” – afirmou a própria. Demi Lovato surge, para espanto geral, a cantar num português impecável. As duas cantaram a música juntas no festival The Town, no início do mês. Demi sempre se mostrou bastante agradecida e feliz por ter feito parte da colaboração.
O segundo single intitula-se “Principalmente Me Sinto Arrasada”. Ao longo da música, o ouvinte viaja através de várias fases que simulam uma crise de ansiedade da cantora. A faixa foi bastante bem aclamada pelo público. No final, Sonza canta: “Será que eu sou uma fraude? Bom, já já vamos ver! De certeza que eu ‘tou à beira de enlouquecer”. Duda Beat junta-se a Luísa para uma das melhores faixas do álbum. O pop “Ana Maria” apresenta-se como uma música bastante dançável e ótima de escutar.
Com Escândalo Íntimo, Luísa Sonza afirma-se (mais uma vez) como uma das maiores artistas brasileiras da atualidade. A qualidade do álbum como um todo é incontestável. Após diversas críticas ao seu trabalho, ao longo dos anos, Luísa demonstra que sabe bem o que está a fazer.
Álbum: Escândalo Íntimo
Artista: Luísa Sonza
Editora: Sony Music Brasil
Data de lançamento: 31 de agosto 2023