A iniciativa será promovida pelas companhias Comédias do Minho e Memória Imaterial CRL.

“Há Filmes no Largo” é uma iniciativa que tem como premissa oferecer aos habitantes de aldeias dos municípios de Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço uma experiência cinematográfica ao ar livre. A atividade decorre durante um mês, de 15 de setembro a 15 de outubro, sempre pelas 21h00.

Na edição deste ano é exibido o documentário “Da Memória às Palavras”, realizado por João Gigante. O filme remonta aos tempos dos contadores de histórias, a extinguir-se nas aldeias minhotas. Os contos e lendas do território vão ser relatados no que promete ser um espetáculo com um sabor diferente, de cocriação da Comédias do Minho e a Memória Imaterial CRL, através da narração oral “Uma Roda: entre histórias”, encenada por Luís Correia Carmelo.

O espetáculo “propôs-se a restaurar um espaço ancestral de partilha de afetos, saberes e esperanças, de um património que fala dos laços que nos unem a todos”, afirmam os responsáveis numa nota para a imprensa. A projeção do filme “Da Memória às Palavras” é uma forma de aproveitar as últimas noites quentes do verão. A entrada é livre e um recinto interior está assegurado em caso de condições meteorológicas desfavoráveis.