TWICE sempre se destacou por ser um grupo de sucesso com talentos extremamente promissores. Este miniálbum lançado em japonês aquece o coração dos fãs e não vem como surpresa para o público.

No coração do grupo estão três japonesas: Mina, Sana e Momo. Elas destacam-se pelos seus talentos enormes e pela paixão que ainda guardam pelo seu país e a sua língua. Sendo fortemente associadas entre o público ao termo “J-line do TWICE”, decidiram criar um sub-unit chamado MISAMO.

JYP Entertainment

O álbum estreia-se com a faixa com videoclipe, “Do not touch”. A música é extremamente cativante e viciante, com um tom mais delicado e uma elegância que só MISAMO consegue entregar. Reflete como uma mensagem à alguém desconhecido. Esse alguém depreendemos que possa ser um interesse romântico do sujeito lírico. As letras vão de encontro à ideia de que esse interesse não pode tocar o mesmo, mas que pode olhar para ele.

As letras criam uma ideia quase hierárquica de uma relação e, o videoclipe contribui para essa ideia. Especialmente no fim, quando as artistas são enquadradas num quadro e é colocada uma fita vermelha que lhes proíbe a passagem. Para fazer alusão aos museus famosos colocam-se como obras de arte, o que corrobora com o nome do álbum. Uma música que transborda elegância, um conceito amplamente ligado às três integrantes, reconhecidas pelas suas elegantes performances e suaves linhas de expressão.

Uma verdadeira performance é “Behind the Curtain”, a segunda faixa do álbum. A música tem vários elementos surpresa como os sussurros que a introduzem, fazendo ilusão a um espetáculo e a sedução das palavras. O sentimento de posse sobre alguém e desejo são extremamente evidentes nas letras da música e na construção da sua narrativa. Possui uma construção muito parecida a dos musicais que podemos tipicamente ver em salas de teatros. Tem um ritmo cativante propício à dança e à performance se deixarmos o nosso imaginário fluir.

“Marshmallow” traz um sabor docinho e esperançoso as letras que expressam o término de uma relação. Sugerem como tudo vai ficar bem e como as coisas tomam o seu rumo. Além de reforçarem a importância de estar e aprender a viver sozinho. É das faixas mais curiosas do álbum, pois além do seu conceito criativo e original traz três mini histórias. Cada uma protagonizada com cada uma das três integrantes, no Music Video.

A faixa destaca a voz natural mais grave da MOMO, contrariamente às músicas do TWICE que se vulgarizam pela sua voz mais aguda e forçada. É uma música cheia de surpresas e que revela este lado mais doce de MISAMO.

“Funny Valentine” foi escrito pela MOMO. Com um talento tão grande como o seu legado, a letra faz alusão a uma ideia mais sedutora do amor. O sujeito lírico desafia o seu funny valentine a demonstrar as suas verdadeiras cores, porque ele já a tem sob controlo. É uma faixa extremamente cativante, elegante e também sedutora. “Chocolate do amor doce derrete com paixão. Ah o choque está a correr em mim”. Os vocais e as harmonizações são o grande destaque da música, tornando-a numa das melhores e preferidas do álbum.

Com um toque especial de rock “It’s not easy for you”, escrito por MINA, perpetua o conceito do álbum. Traz uma melodia e um instrumental que preenche e ecoa pela sua perfeição musical, com o contraste dos vocais doces de MISAMO. Mais uma vez, fala sobre o amor, o desejo e a forte paixão. É uma faixa que se destaca pela sua produção e que contribui para a construção do conceito do álbum.

Uma visão mais realista do amor é abraçada em “Rewind you”. O sujeito poético reconhece que o amor um dia vai terminar e esmorecer. Mas também, reconhece que até lá vão continuar a regressar aos mesmos momentos e memórias. A música traz uma ideia mais passional do amor em que tudo termina um dia, mas em que os momentos continuam a emergir. Existe também um sentimento claro da vontade de regressar. Mas esse regresso é muito mais físico do que emocional “Juntando e largando esta noite, a minha mão e a tua/ o momento em que nos tocamos, ambos/ vamos repetir tudo outra vez sabendo que esta relação um dia vai terminar”.

Masterpiece encerra com “BOUQUET”, uma música mais doce e melancólica, que faz contraste com as restantes cores do álbum. É uma referência a um período de cura no amor, enquanto permite apaixonar-se novamente por si próprio. “Eu não me vou pressionar muito até estar pronta para amar todas as partes de mim que ainda estão feridas”. Há uma esperança de que novas e melhores memórias tomem o lugar das antigas que a destroçaram.  É uma música mais conceitual e bela, que traz um encerrar maravilhoso ao álbum.

O primeiro álbum das MISAMO é simplesmente maravilhoso. Com uma preocupação em trazer um conceito que verdadeiramente realce os seus talentos individuais. Enquanto trio, Masterpiece revela-se ser de facto uma obra-prima. O conceito transversal ao álbum é o amor em diferentes fases: a paixão e o desejo, o amor mais apaixonado, o conceito de desapaixonar-se e uma mensagem de amor próprio e cura. Um álbum extremamente romântico e belo que toca até o coração mais frio.