Altice Fórum Braga recebe hoje a Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa coordenada pela ECUM e pelo INL.
Com cerca de 80 atividades gratuitas, a Noite Europeia dos Investigadores procura promover estudos de investigação científica a partir do tema “Ciência para todos. Sustentabilidade e inclusão”. A abertura oficial realiza-se em Braga, pelas 17h, no Altice Fórum Braga, a contar com a presença da vereadora do Município de Braga, Olga Pereira, e o presidente da ECUM (Escola de Ciências da Universidade do Minho), José González-Méijome. A nova edição deste evento será recebida por mais de 20 países. Em Portugal, o projeto articulado pela ECUM e pelo INL estará presente em Braga, Coimbra, Évora e Lisboa.
A iniciativa deste ano procura explorar os temas relacionados com a inclusão e a diversidade, tendo por objetivo a aproximação dos jovens à Ciência a partir de quase 80 atividades gratuitas. O programa conta com stands de demonstrações, conversas com paleontólogos, quizzes, jogos interativos de diferentes assuntos, workshops e scape rooms, estando prevista uma duração de oito horas de evento, das 16h até a meia-noite.
A noite conta com uma novidade este ano: uma mostra de ciência com 24 projetos de escolas básicas e secundárias de Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde, integradas na Rede de Clubes Ciência Viva e parceiras da ECUM. Esta nova proposta poderá refletir o olhar das novas gerações, os seus gostos e as suas principais vocações, destacou José González Méijome.
A Noite Europeia dos Investigadores tem crescido bastante e ganho cada vez mais reconhecimento por parte da comunidade desde a sua primeira edição, além de um maior número de atividades e de colaboradores. “Nos últimos quatro anos, passamos de 50 para quase 80 atividades”, mencionou o presidente da ECUM. O responsável acrescentou que, no que toca a recursos humanos, passaram “de 200 colaboradores diretos para 530” e “os visitantes têm sido milhares”. José González-Méijome espera grande afluência.