O mundo contemporâneo está fortemente ligado e marcado pela revolução digital e as estratégias de negócios têm (tentado) acompanhar essa mesma revolução. Os negócios, sejam locais, nacionais ou internacionais, apostam em diversas ferramentas de promoção. Contudo, o audiovisual tem-se revelado uma das melhores e mais eficazes.
O audiovisual possui a capacidade de criar uma ligação forte entre a empresa e o cliente. Esta capacidade de transmitir mensagens através de imagens e sons é uma poderosa arma, se assim se pode dizer, na construção da identidade de uma marca e na conquista do seu público-alvo.
Em primeiro lugar, o ser humano é, pela sua forma natural, visual e auditivo. Desde os nossos antepassados, contamos histórias através de imagens e sons, transmitindo os nossos valores, a nossa cultura, etc. Esta característica intrínseca é potencializada pelo audiovisual, revelando-se uma maneira altamente eficaz de se comunicar e criar uma conexão com as pessoas. Ao usar imagens impactantes, narrativas cativantes e sons envolventes, o audiovisual cria uma experiência única, que capta e fixa a atenção do espectador, e ajuda qualquer negócio a criar uma posição de destaque no mercado.
Em segundo lugar, o audiovisual permite criar uma ligação de maior proximidade entre a empresa e o cliente. Isto é, permite contar narrativas de uma forma mais envolvente e, de certo modo, emocional. Utilizando de forma eficiente recursos audiovisuais, é possível transmitir a missão, visão e valores de uma empresa, criando uma identificação e um relacionamento duradouro com os consumidores.
Vivemos numa era em que as redes sociais têm um grande destaque na nossa sociedade e em que as empresas precisam de competir pela atenção do público, em meios que recebem conteúdos, atrevo-me a dizer, a cada milésimo de segundo. A regra é simples: uma empresa ou marca que não aposte na divulgação de conteúdos audiovisuais nestes meios, fica pelo caminho em relação aos seus concorrentes diretos. Por exemplo, a partilha constante de vídeos animados, vídeos curtos que passem uma mensagem direta, entre outros, têm uma maior probabilidade de serem vistos, partilhados e, a médio e longo prazo, fomentarem o crescimento da empresa.
Pegando no ponto anterior, a globalização da internet possibilitou um alcance praticamente ilimitado para o conteúdo audiovisual. Uma empresa pode criar um vídeo e disponibilizá-lo para milhões de pessoas em questão de segundos. Esta capacidade de alcançar um público vasto e diversificado é fundamental para a expansão de um negócio no mercado atual.
Porém, engane-se quem pensar que basta apenas produzir um vídeo e publicá-lo nas redes sociais para que o crescimento de uma empresa aconteça. Atualmente, existem inúmeras aplicações que produzem vídeos de forma praticamente rápida e sem exigirem o mínimo de esforço. É aqui que entra a importância dos profissionais de audiovisual dentro de um negócio, mas isso é um assunto para debater num futuro próximo.
A vertente audiovisual é importante na projeção de um negócio, sendo uma ferramenta que impacta positivamente em diversos aspetos-chave da atividade comercial. Assim, não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. À medida que a sociedade evolui e se adapta às tecnologias em constante mudança, as empresas precisam de acompanhar esta evolução. A capacidade de contar histórias através de vídeos ou fotografias, transmitir conhecimento de forma acessível e criar conexões emocionais com o público é uma habilidade que pode definir o sucesso ou o fracasso de um negócio nos dias de hoje.