A segunda temporada de The Bear estreou a 22 de junho deste ano, na Disney+, com altas expectativas dado ao sucesso que foi a primeira temporada. Esta temporada está, neste momento, nomeada para 13 Emmy’s.
Para os leitores que não estão familiarizados com a série em questão, a mesma segue a história de Carmy (Jeremy Allen White). Um chefe de cozinha brilhante que regressa à sua cidade natal de Chicago, para salvar o restaurante do seu falecido irmão. Ao longo deste projecto, Carmy terá de enfrentar as adversidades, que são a falta de treino da sua equipa e a má qualidade geral do restaurante.
A segunda temporada foca-se na restruturação do restaurante e no recomeço com um novo nome, menu e aspecto físico do restaurante. O “The Original Beef of Chicagoland” (ou “The Beef”), muda de nome e identidade para “The Bear”.
No decorrer dos 10 episódios, vamos observando as renovações que vão decorrendo no restaurante. Mas para além destas renovações, também vemos “renovações” nas personagens. Tal como o restaurante, os seus funcionários passarão por formações, que os farão crescer emocionalmente e como ser humanos, de forma a prepará-los para o novo restaurante.
Uma das personagens nas quais vemos um maior desenvolvimento é Richie, primo (emprestado, digamos assim) de Carmy. Richie trabalha há diversos anos no restaurante. Passa-se por um funcionário mal-educado que se demonstra indisponível a mudar, tanto nas suas atitudes como método de trabalho.
Tudo isto muda no episódio 7 (“Garfos”), onde Richie é enviado para um restaurante elegante onde, inicialmente, é colocado no dever de limpar garfos. A primeira vista pode parecer uma tarefa banal. Mas acaba por mostrar a Richie a necessidade de ser perfeccionista no seu trabalho para manter uma boa imagem do restaurante. Este episódio também mostra uma evolução no comportamento explosivo do mesmo e um upgrade na sua imagem.
Mas um dos episódios mais marcantes desta temporada é o episódio 6, intitulado “Peixes”. Este episódio, passa-se, aproximadamente, 5 anos antes dos eventos da segunda temporada da série. Aqui encontramo-nos num cenário de época natalícia, onde toda a família de Carmy se encontra em casa da sua mãe para realizar a ceia de Natal.
No decorrer de 1 hora e 6 minutos (o episódio de maior duração da série) vemos diversos conflitos familiares durante a preparação do jantar. Estes conflitos são tanto de origem da preparação da comida, onde Donna (mãe de Carmy, representada por Jamie Lee Curtis) insiste em preparar o jantar de grande dimensão ,completamente sozinha. Vemos na personagem de Donna diversos sinais de esgotamento. Levando-a a tomar atitudes bastantes impacientes e explosivas, onde acaba sempre a gritar com algum membro da família.
Também contamos com a participação de Jon Bernthal, que está na pele do falecido irmão de Carmy, Michael “Mikey” Berzatto, e Bob Odenkirk (conhecido pelo seu papel de Saul Goodman em Better Call Saul) que é Uncle Lee, um familiar que tem bastantes atritos com Mikey, levando-os a um grande conflito durante o jantar.
Este episódio acaba por ser o melhor desta temporada (e possivelmente da série), devido à fluidez da narrativa ao longo do episódio. Da capacidade e da facilidade com que várias histórias nos são relatadas. Mas também, por nos poder mostrar que a confusão que o restaurante “The Beef” tem, transfere-se para a casa da família. De sublinhar, também, o excelente trabalho nos planos de câmara, que nos conseguem passar as emoções das personagens de forma sublime.
Poucos esperavam que The Bear se mostrasse um sucesso para além da primeira temporada. Contudo, a sua segunda parte nesta saga conseguiu facilmente superar as expectativas e entregou-nos, possivelmente, uma dos melhores peças televisivas do ano 2023.
Título Original: The Bear – Season 2
Realizador: Christopher Storer, Joanna Calo, Josh Senior, Hiro Murai, Nate Matteson
Argumento: Christopher Storer, Joana Callo, Karen Joseph Adcock, Sofya Levitsky-Weitz, Catherine Schetina, Alex O’Keefe, Rene Gube, Kelly Galuska, Alex Russell
Elenco: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach, Ayo Edebiri, Oliver Platt, Jon Bernthal
Estados Unidos da América
2023