É com tristeza e saudade que Karen McMannus encerra a sua primeira trilogia com a saga “Um de nós …”. O último livro da trilogia propõe-se a encerrar os mistérios pendentes de Bayview, rematando a narrativa mais intrigante e cativante da autora.
Os segredos sempre foram um problema no coração de Bayview e parece que os seus protagonistas não se cansam de procurar mais aventuras, mesmo sem contarem com elas. Num livro que reúne os protagonistas do primeiro e segundo livro da trilogia: Nate, Brownyn, Addy, Cooper, Maeve, Knox e Phoebe, vários são os segredos e intrigas revelados.
Um de nós está de volta traz um especial foco ao ex-namorado controlador e possessivo de Addy, Adam, que foi outrora um dos melhores amigos de Simon. No primeiro livro, Adam é provado como cúmplice no crime que resulta na morte de Simon, o gatilho do desenvolvimento da primeira narrativa. Apesar disso, pouco é desenvolvido relativamente a Adam no primeiro livro ou no segundo, e o mesmo se verifica com o seu relacionamento com Simon.
Neste volume a autora procurou trazer como arco narrativo principal a história de Adam, as suas motivações, a sua amizade com Simon e as repercussões que essas ações têm agora no presente dos protagonistas. Seguindo a sua linhagem Karen desenvolveu o livro com os pontos de vista das personagens mais significativas para o encerrar da trilogia: Nate, Addy e Phoebe. Os três narram os acontecimentos e os seus pontos de vista são escolhidos de uma forma extremamente brilhante, por razões muito especificas da narrativa que o leitor subentende ao longo do romance.
Ao mesmo tempo que esse arco principal se desenvolve existem vários pequenos pontos da história que se interligam e que se relacionam com “pontas soltas” dos dois primeiros livros. Com a astucia da autora podemos perceber que o seu objetivo inicial com este livro era encerrar os mistérios de Bayview, terminando a trilogia da forma mais impactante e inteligente possível.
A personagem do Adam revela-se ser a mais interessante na narrativa deste terceiro livro. Torna-se o bode expiatório de todos os acontecimentos e segredos da cidade, mesmo quando é inocente, e mostra-se ser o perfeito exemplo de uma personagem que nos cativa por esse mistério. Adam não é a personagem com quem o leitor simpatiza. Ele é a personagem que faz tudo para chegar onde quer, como um comboio sem freio. Contudo, quando percebemos melhor o seu arco através das entradas ocasionais em relação a ele e Simon, compreendemos que existe muito mais para Adam do que apenas a aparente confiança.
A sua amizade com Simon é também mais desenvolvida neste livro o que provoca vários momentos de surpresa e reviravolta, mas ao mesmo tempo esclarece várias questões do primeiro livro. Este livro culmina na explicação bastante subtil de vários dos fatores dos outros dois livros. Como o livro é focado especialmente no Adam, a Addy, sua ex namorada e uma das protagonistas é uma das personagens em maior evidência neste volume.
É extremamente interessante observamos a sua fragilidade e os efeitos que Adam ainda pode ter na sua vida. É uma representação extremamente interessante e alarmante da questão mental depois de situações traumáticas e de relacionamentos abusivos. São, por isso, as duas personagens que destaco deste volume, pois são as duas com mais interesse durante a narrativa. Tudo se converge naquilo que pode acontecer a seguir.
É com nostalgia e tristeza que os fãs terminam de ler uma das melhores trilogias de mistério e suspence juvenil. Este terceiro livro trouxe tudo aquilo que era espectável na franquia: o fechar de qualquer narrativa em aberto, o desenvolvimento das relações das personagens e as reviravoltas maravilhosas que evocam no leitor sensação de surpresa e espanto. É neste universo tão criativo e fora do comum que personagens com histórias tão especiais ganham vida. Uma trilogia de leitura obrigatória a todos os fãs de mistério juvenil.
Título original: One of us Is Back
Autor: Karen M. McMannus
Editora: Galivro
Género: Mistério, Suspense, Ficção juvenil
Data de lançamento: julho de 2023