Cerca de oito centenas de estudantes e profissionais vão poder deslocar-se para 81 países.

No âmbito do Programa Erasmus+, a Universidade do Minho teve aprovadas as candidaturas a “Projetos de Mobilidade para Estudantes e Pessoal do Ensino Superior”.  Estas propostas visam a mobilidade individual para fins de aprendizagem.

Para financiar estes projetos vai ser utilizado um orçamento total de cerca de dois milhões de euros. Com este investimento vão ser permitidas 800 mobilidades de entradas e saídas para estudantes, professores e técnicos para instituições de ensino superior em 81 países.

No total foram submetidas sete candidaturas, sendo duas delas institucionais. Uma delas está inserida no Projeto Erasmus+ 2023-2025, para mobilidades nos estados membros da União Europeia e, também, nos países associados ao programa. A outra encontra-se no Projeto UMove(ME)- University of Minho OVErseas Mobility Experience, para mobilidade incoming e outgoing de estudantes e pessoal.

As instituições parceiras são de África do Sul, Angola, Austrália, Cabo Verde, Camboja, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, China, Cuba, EUA, Guiné-Bissau, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Laos, Macau, Malásia, México, Moçambique, Mongólia, Perú, República Dominicana, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Uruguai e Vietname. Estas parcerias incluem também a organização de oito Blended Intensive Programs, que afirmam o percurso de cooperação internacional desenvolvido pela Academia Minhota.