Festival organizado pela Gatuna reúne tunas de todos os cantos do país no centro de Braga.

O Festival de Tunas Femininas – TROVAS, organizado pela Gatuna, Tuna Feminina da Universidade do Minho, regressa com a sua 27ª edição entre os dias 20 e 21 de outubro. O tema desta edição é “TrovasTV”, fazendo alusão aos momentos mais memoráveis do entretenimento nacional, com narrativas que vão de encontro aos meios de comunicação do quotidiano.

Na celebração dos seus 30 anos de existência, a Tuna Feminina promove uma noite de serenatas com diversos grupos culturais que marcaram a sua história. As celebrações tomam lugar dia 20 no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, pelas 21h00. O espetáculo que tem por tema “TrovasTV” decorre dia 21 de outubro, no Theatro Circo, também pelas 21h00.

Nesta edição, as tunas a concurso são a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina de Coimbra, TunaF –Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto e TFIST – Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico.  O Theatro Circo recebe também enquanto tunas convidadas a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, TUM – Tuna Universitária do Minho, Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho e o CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho.

A apresentação do espetáculo continua a cargo dos Jogralhos, grupo de Jograis da Universidade do Minho, na preservação da tradição. A tarde de sábado vai ser preenchida com atividades como o tradicional desfile das tunas pelo centro de Braga.

Os bilhetes para ambas as noites têm o custo de 8€ e 5€ respetivamente para estudantes. A Tuna deixa o convite a “todos os espetadores a desfrutarem de uma noite musical inesquecível, combinada com o ritmo e originalidade das tunas convidadas e o verde encanto da tuna anfitriã”.