A iniciativa vai passar pelos campi da Universidade do Minho.
O Festival de cinema mais antigo de Portugal percorre, durante o mês de outubro, 17 instituições do ensino superior. O evento de entrada livre representa um momento crucial de disseminação cultural e precede a 47ª edição do CINANIMA, que irá decorrer de 13 a 19 de novembro, em Espinho.
O CINANIMA, festival internacional de cinema de animação, realiza-se anualmente em Espinho, desde 1976. Reconhecido internacionalmente, o evento promete mais uma vez celebrar a arte da animação em todas as suas formas e cores.
A iniciativa nas universidades, por sua vez, decorre durante o mês de outubro e leva até às várias instituições de ensino superior o melhor do cinema de animação. Poder-se-á contar com 32 curtas-metragens em mais de 50 sessões, de norte a sul do país, em auditórios e outros espaços culturais. Iniciativa esta que em 2014, no seu início, contava apenas com 6 universidades, chega hoje a 17 instituições do ensino superior.
São imensas as exibições durante o festival. Entre elas destacam-se o filme ‘Bestia’, do chileno Hugo Covarrubias, as curtas ‘Curiosa’, de Tessa Moult-Milewska, do Reino Unido, e a curta francesa de Aude David, Mikael Gaudi ‘Um Homem Pequeno’. É ainda imperativo dar destaque a João Levezinho, jovem cineasta português, com a curta-metragem ‘Duo’, também ela portuguesa.
A maratona de cinema tem início na Universidade do Algarve, passando pela UTAD, em Vila Real, pela Universidade do Porto, pelo campus de Azurém, em Guimarães, da Universidade do Minho, pelo Instituto Politécnico de Bragança, pela Universidade da Madeira e pela Universidade Lusófona em Lisboa. Seguem-se a Universidade dos Açores, a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o IPCA, em Barcelos, a ESAD, em Matosinhos, o Instituto Politécnico da Guarda, o campus de Braga da Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Portalegre, terminando na ESMAD, em Vila do Conde.