A cerimónia abrange os membros internos e externos da academia.
Esta quarta-feira, dia 4, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, EEUM, celebra o seu 48º aniversário, pelas 16h30, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães. A entrada é livre e o evento será transmitido em direto no Youtube da EEUM.
A celebração vai contar com os discursos do vice-reitor, Eugénio Campos Ferreira e do presidente da EEUM, Pedro Arezes, sobre o papel da escola nos trabalhos de investigação e inovação.
O programa procura homenagear os membros da instituição recentemente aposentados e atribuir prémios às personalidades que se destacaram dentro das quatro áreas da Escola: pedagógico, científico, de interação com a sociedade, tal como um diploma destinado aos técnicos administrativos e de gestão. O evento irá termina com a atuação da tuna Afonsina seguida do corte do bolo de aniversário.
A EEUM tem vindo a destacar-se pela formação exemplar de profissionais e pela transmissão de conhecimento tecnológico para a comunidade, sendo a maior escola da UMinho composta por nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímetros, Engenharia Têxtil) e ainda nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs).
A Escola de Engenharia da UMinho reúne 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. Já no último ano letivo integrou 7800 estudantes, divididos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais.