Minhotos não conseguiram travar a eficácia portista

O Famalicense AC recebeu em casa, esta quinta-feira, o FC Porto, numa partida a contar para a primeira jornada do Campeonato Placard. O confronto terminou com 2-7 no marcador, a favor dos dragões.

A partida, que decorreu no Pavilhão Municipal de Famalicão, começou com a equipa azul e branca a colocar-se em vantagem por intermédio de Gonçalo Alves. Rapidamente, surgiu uma nova oportunidade para o FC Porto novamente por parte do camisola 77 que fez o 0-2.

Dois minutos depois, houve um livre direto a favor da equipa da casa, que conseguiu reduzir a desvantagem para 1-2. No entanto, foi marcado um livre direto, desta vez, para os dragões, que conseguiram voltar a aumentar a diferença no marcador.

Mesmo em cima do intervalo, houve uma oportunidade para os minhotos reduzirem a desvantagem, mas a grande penalidade foi defendida por Xavier Malián. Contudo, o guarda-redes portista recebeu um cartão azul por sair da sua linha antes do tempo e foi suspenso por dois minutos. Assim sendo, Joaquim Pinto mandou repetir o penálti, que foi novamente travado, desta vez, por Leonardo Pais.

O FC Porto entrou na segunda parte ainda com menos jogadores em campo mas foi a equipa da casa quem viu os três pontos a afastarem-se após dois golos de longe do Gonçalo Alves. Minutos depois, os azuis e brancos voltaram a beneficiar de mais um livre direto, devido à décima falta dos minhotos, e o jogador português, que iniciou o campeonato com o pé direito, marca o seu sexto golo da partida. Roc Pujadas ainda alargou a vantagem para 1-7, ao minuto 14.

A turma anfitriã insistiu para chegar ao segundo golo, mas a consistência da defesa do FC Porto foi superior. A 21 segundos do fim, os famalicenses tiveram o último livre direto da partida, fruto da décima falta dos dragões, que foi defendido por Leonardo Pais. No entanto, foi marcada uma grande penalidade a favor da equipa da casa, e, deste modo, Hugo Costa, fechando a lista dos marcadores, reduziu a desvantagem para 2-7.

Com o triunfo portista no arranque do campeonato, os dragões sobem ao 4º lugar da tabela classificativa, já o Famalicense ocupa o 11º lugar. Na próxima jornada, os minhotos irão deslocar-se a casa do Sporting, no próximo domingo, dia 8 de outubro, pelas 15h00. À mesma hora, o FC Porto irá receber o HC Braga.