Com o objetivo de celebrar a música envolvente e as diversas tradições dos instrumentos de corda, o Festival Arcada 2023 conta com um vasto programa. Em parceria com a Universidade do Minho, o evento promete aproximar o público da música clássica a partir de inúmeras atividades orientadas por renomados instrutores e instrumentistas nacionais e internacionais. Todas as práticas do festival serão desenvolvidas no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, no coração de Braga.

A programação “diversa e completa” oferece ao público a oportunidade de explorar a história da música de cordas, contando com exposições de instrumentos e de arcos antigos. Para quem aprecia a arte musical, o festival oferece experiências “únicas” como uma série de concertos, recitais de grupos e performances de artistas “talentosos”. A Orquestra Sinfonietta de Braga tem a sua presença confirmada nas atividades, assim como os artistas Svetlin Roussev, Nathan Braude, Isolda Rubio, Floris Mijnders, Vera Fonte, Diana Vinagre, Miguel Jalôto, Eliot Lawson e Leo Adamov. Para profissionais e estudantes de música erudita, o Festival Arcada concede a oportunidade de aprimoração de habilidades, capacidades e competências através de workshops e masterclasses lecionadas por alguns dos maiores músicos do mundo.

As masterclasses decorrerão entre os dias 30 de outubro a 4 de novembro. No violino, as aulas serão orientadas por Svetlin Roussev, professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, além de Wiesje Miedema, especialista no ensino de metodologias para o instrumento no Conservatório de Amesterdão. Já no violoncelo, o chefe de naipe na Munich Philharmonic Orchestra, Floris Mijnders, é quem orienta as masterclasses. A viola d’arco estará como responsabilidade de Nathan Braude, chefe de naipe na Gürzenich-Orchester Köln e professor na Royal College of Music London.

Outro destaque na programação desta edição do festival é o Encontro Internacional de Mestres Luthiers e Archetiers (EIMLA), que pretende promover uma compreensão mais ampla da magnitude da música por cordofones friccionados e sua história, além de destacar a excelência na interpretação e na educação musical dos artistas convidados. Além disso, é apresentado um colóquio promovido pela STA Portugal, “Connecting People”, que pretende destacar as principais e mais interessantes curiosidades da música clássica numa profunda viagem sonora e cultural pela cidade dos arcebispos.

O evento permite aos participantes a inscrição de entre duas a quatro aulas de instrumento ou música de câmara, dando o acesso gratuito a todas as masterclasses, conferências, recitais e concertos do festival. Além disso, garante-se a prioridade de inscrição em workshops pela metade do preço. Como outra alternativa, é possível participar das masterclasses como ouvinte, tendo igual acesso a todas as aulas e palestras por um custo menor.

As inscrições para as masterclasses já se encontram abertas, podendo ser realizadas nos formulários disponibilizados pela Sinfonietta de Braga, a principal entidade organizadora do evento. Para além destas atividades, o Festival Arcada apresenta ainda experiências de preparação para provas de orquestra e de música antiga, atividades que serão conduzidas pelo violinista Francisco Lima Santos e a especialista em violoncelo barroco, Diana Vinagre.