Finda é o disco de estreia de Bárbara Bandeira. Após vários sucessos, é hora da cantora se aventurar num novo álbum. PJ Morton (membro dos Maroon 5), Ivandro, Maro e Dillaz são participações originais do disco.
O mais recente projeto de Bárbara Bandeira centra-se na narrativa de uma ideia de transformação e mudança. O conceito é representado na capa do álbum: a cantora aparece sob um par de asas de borboleta, simbolizando o seu crescimento e maturidade.
“Finda (Intro)” dá o mote inicial ao álbum. Bárbara pretende que este ciclo finde e que uma nova jornada, mais livre, comece. “Mais Eu” é uma música de empoderamento da própria. Aqui, a cantora fala sobre um desgosto amoroso, contudo, diz que o seu término permite uma nova fase para começar a amar-se: “Menos tu, mais eu”.
Em “Ego” Bárbara colabora com um membro dos Maroon 5, PJ Morton. Mais uma vez é uma canção sobre desgostos amorosos. Muito similar às anteriores, a música não acrescenta muito a um álbum que parece estar sempre nas mesmas melodias e com letras sobre os mesmos temas. MARO dá voz ao interlúdio “Tudo”.
Dillaz participa em “Carro”. A faixa começa lenta e com uma melodia, mais uma vez, muito semelhante às anteriores. Por isso, o rapper é indispensável à música. Dillaz traz uma nova sonoridade à faixa e, daí em diante, fica mais cativante. O segundo refrão, cantado por Bárbara, já entra num estilo mais R&B, bastante melhor que o início da música. “Ou Não” também acompanha a vibe do R&B. O videoclipe foi filmado na Super Bock Arena, no Porto, e conta com Bárbara em diversos outfits e cabelos de diferentes cores.
“Como Tu” é já uma faixa bastante conhecida pelo público. Ivandro participa do dueto que já alcançou 22 milhões de streams no Spotify e mais de 24 milhões de visualizações no YouTube. A canção foi lançada há mais de um ano, mas isso não foi impedimento para ser colocada no álbum, até porque é um dos maiores sucessos da cantora. O videoclipe conta com a participação de diversos cantores portugueses como Julinho KSD e Bispo. O cenário principal é uma festa, onde Bárbara e Ivandro cantam sobre um desgosto amoroso, porém de forma empoderada.
A vibe R&B está também presente na faixa “Mentirosa”. A voz rouca, mas ao mesmo tempo aguda e intensa, contrasta com o instrumental. “Cristaliza” foi o último single a ser lançado. Desta vez, já mais pop, a música enaltece o ato de chorar. Bárbara pede para que a deixem “chover” e que, assim, com o seu choro “cristalize”.
O álbum termina e um sentimento de que falta algo permanece. Parece que Bárbara não se arrisca em outros estilos ou géneros e, por isso, o álbum acaba por ser um bocado “mais do mesmo”. Os singles foram, contudo, cuidadosamente escolhidos. Acabam por ser as melhores e mais diferentes músicas da produção.
Álbum: Finda
Artista: Bárbara Bandeira
Editora: Warner Music Portugal
Data de Lançamento: 6 de outubro 2023