Vilaverdenses afastam SC Farense na terceira eliminatória da prova rainha.

Na tarde deste domingo, dia 22 de outubro, o Länk FC Vilaverdense voltou ao Cruz do Reguengo para receber o SC Farense, numa partida a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. A formação comandada pelo técnico recém-chegado, Sérgio Machado, venceu e segue para a próxima fase da competição.

Apesar da iniciativa do jogo ter sido tomada pela equipa local, a primeira parte do encontro foi caracterizada, essencialmente, pela acesa disputa de bola no meio-campo. Foi apenas aos 21 minutos que Rafael Veiga surgiu pela direita e cruzou para Fati, que acabou por falhar a emenda, desperdiçando, assim, o primeiro lance de perigo do jogo.

Os algarvios quiseram responder e, na sequência da jogada, Rui Costa viu Batista negar-lhe o golo. Pouco depois, houve nova chance para os visitantes inaugurarem o marcador, com o cabeceamento de Zé Luís a sair ao lado da baliza minhota, no seguimento da cobrança de um pontapé de canto. As equipas acabaram por ir para os balneários com o nulo no marcador.

Já na segunda metade, a energia das bancadas passou para o relvado e, aos 54’, André Soares fez o passe para Lénio Neves, que invadiu a área algarvia e atirou para o fundo da baliza defendida por Luiz Felipe, abrindo a contagem. A formação de Vila Verde continuou atrevida no jogo, procurando muito a profundidade de Fati. O Farense reagiu e ficou por cima do encontro, mas não conseguiu ser eficaz nas oportunidades que criou, principalmente através dos cruzamentos sucessivos em busca de Zé Luís.

O técnico Sérgio Machado percebeu que as soluções para o resto do confronto podiam estar no banco, lançando João Caiado no jogo. Aos 87 minutos, o médio de 24 anos viu Yannick Semedo colocar-lhe a bola nos pés, no miolo, tendo apenas de finalizar a jogada, colocando o Länk FC Vilaverdense com uma vantagem confortável na partida.

Quatro minutos depois, em contragolpe, Yannick Semedo voltou a levantar a cabeça e descobriu o recém-entrado Bruno Silva, que quis deixar a sua marca pessoal, anotando o 3-0 no marcador.

Num último esforço, o SC Farense foi atrás do prejuízo e, entre várias ameaças, acabaram por concretizar. Aos 94’, Talocha tirou as medidas à baliza de Rogério e, de fora da área, atirou a bola que só parou no fundo das redes, num golo monumental digno de levantar o estádio.

Pouco tempo depois, José Bessa apontou para a marca dos onze metros, dando a oportunidade para os visitantes de reduzirem a desvantagem. Na conversão da grande penalidade, Bruno Duarte não vacilou, reduzindo para a margem mínima e fechando, assim, o resultado em 3-2.

Com esta vitória, os minhotos seguem para a quarta eliminatória da prova rainha. No dia 30 deste mês, a formação de Vila Verde regressa ao Liga Portugal SABSEG, para receber o FC Porto B, às 18:00.