O complexo da DST lança novo projeto que custará um total de 21.7 milhões de euros e que será responsável pela criação de 180 novos postos de trabalho.
O novo “Living Lab” irá guarnecer o complexo industrial da DST, localizado no Parque Industrial de Pitancinhos, em Palmeira. A proposta de reconhecimento público será hoje analisada pelo executivo da Câmara de Braga.
Com o investimento de 21.7 milhões de euros, espera-se que sejam criados 180 novos empregos, tendo em conta que a primeira fase de desenvolvimento do projeto requererá o envolvimento de 30 empresas do setor. Este laboratório permitirá que sejam testadas soluções de construção, ao nível modular. Será um complemento essencial ao novo cluster de inovação industrial da DST de seu nome “R2U Technologies | Modular Systems”.
Segundo a autarquia de Braga, o setor da construção está a enfrentar novos desafios. Este projeto será capaz de colocar Portugal na vanguarda, como um fornecedor destas novas soluções modulares, a nível global.
O projeto será constituído por uma unidade direcionada à produção de modelos 3D e outra que estará focada no fabrico de sistemas e painéis 2D, misturados com outros materiais, maioritariamente de madeira e aço. Estes dois serão ainda acompanhados por uma academia, cuja principal função será assegurar que todas as gerações de trabalhadores, atuais e vindouras, tenham acesso aos materiais necessários para a sua vida profissional nesta indústria.
Estas estruturas serão a espinha dorsal do “Living Lab”, que estará apenas focado em atender às necessidades crescentes do mercado mundial. A fim de obter objetivos, proporcionam e testam soluções no âmbito da construção modular.