A equipa das quinas alcançou a sétima vitória no grupo ficando assim com viagem marcada para a Alemanha no próximo ano.
Com o Estádio do Dragão lotado a seleção nacional portuguesa tinha como principal objetivo vencer a Eslováquia apurando-se assim para o Campeonato Europeu do próximo ano. A vitória acabou por chegar com o placar em 3-2.
Antes do começo da partida Cristiano Ronaldo recebeu um prémio em homenagem aos seus 200 jogos por Portugal. O português alcançou este feito frente à Islândia, porem a homenagem foi sendo adiada até agora, quando a seleção voltou a jogar em solo português.
Os comandados de Roberto Martinez entraram pressionantes no jogo e ao minuto 14 surgiu a primeira oportunidade de golo com Bernardo Silva a servir Bruno Fernandes que rematou para defesa do guarda-redes eslovaco.
No decorrer da jogada e um minuto depois surgiu a primeira oportunidade dos visitantes com o avançado do Boavista Bozenik a receber um passe dentro da área e a rematar para o canto superior esquerdo com Diogo Costa a defender para o poste. Três minutos depois veio a resposta de Portugal com Bruno Fernandes a cruzar para Gonçalo Ramos que cabeceou na cara de Dubravka fazendo o primeiro da partida.
Há passagem do minuto 29 o arbitro assinalou grande penalidade a favor de Portugal após mão na bola do defesa eslovaco. Na cobrança, Cristiano Ronaldo não desperdiçou e fez o 2-0 para a equipa da casa.
Antes do intervalo houve ainda tempo para mais duas oportunidades flagrantes de golo. Ao minuto 39 Bernardo Silva rematou para defesa do guarda-redes eslovaco, na recarga Ronaldo atirou ao lado e no decorrer do minuto 43 novamente Ronaldo num ataque pela direta a rematar forte com a bola a desviar em Skriniar e a sobrar para Gonçalo Ramos que atirou ao poste.
Na segunda parte a equipa portuguesa baixou bastante o ritmo de jogo e tentou gerir o resultado sem criar oportunidade de golo até que no decorrer do minuto 69 a Eslováquia chegou ao golo. David Hanko rematou de longe com a bola a desviar no defesa português António Silva e a trair Diogo Costa que ficou pregado ao relvado após desvio da trajetória da bola.
Com o golo eslovaco os jogadores portugueses “acordaram” e três minutos depois Cristiano Ronaldo bisou na partida após nova assistência de Bruno Fernandes com um cruzamento milimétrico para o camisola sete português.
O jogo parecia ter ficado resolvido com o 3-1. Mas, ao minuto 80 Stanislav Lobotka com um remate fora da área ao ângulo superior direito de Diogo Costa reduziu novamente a vantagem portuguesa para um golo (3-2).
Até ao final da partida o resultado não se alterou mais, porém houve ainda tempo para mais duas oportunidades claras de golo para Portugal. Ao minuto 90+1 João Felix e Bruno Fernandes a rematar para mais duas defesas do guardião do Newcastle que este em grande plano no jogo, e ao minuto 90+2 Diogo Jota a receber isolado e na cara do guarda-redes a atirar ao lado.
Com este resultado Portugal garantiu a presença no Euro 2024 na Alemanha numa altura em que ainda faltam disputar três jogos do grupo fazendo desta a melhor campanha de sempre em qualificações para europeus com um registo 100% vitorioso até ao momento.