Sex Education é uma série britânica da Netflix que teve a sua primeira estreia em 2019. Atingiu um grande sucesso ao abordar assuntos modernos e de grande polêmica no cotidiano da sociedade atual com uma originalidade divertida e didática. Desde então, a série continua a cativar os corações dos telespectadores e chegou a ser prolongada por 4 anos, chegando ao fim em setembro de 2023.
A quarta e última temporada da série foi lançada no dia 21, dando finalmente continuidade à linha de narração com um desenvolvimento bem construído. Para encerrar a história da melhor forma possível, o roteiro traz uma maior diversidade das personagens, a explorar os seus dilemas relacionados tanto com o coletivo, quanto com as questões mais particulares e individuais de cada um.
Os novos episódios apresentam como principal destaque a ideia de inovação, à medida que crescem em harmonia com o desenvolvimento de cada personagem. Desta vez, a produção aposta em um novo trajeto: mandar os protagonistas para fora da sua zona de conforto, com a mudança do colégio Moordale para Cavendish. Os desafios enfrentados pelas protagonistas e pelos seus coadjuvantes vão, assim, desenvolvendo-se em conjunto a um ambiente novo, de maior liberdade e com valores muito mais liberais.
Nessa via, um dos fatores interessantes a destacar é a construção mais íntima de cada personagem, a focar não somente nos protagonistas, como também em novas personagens, com conflitos internos e externos. A cada novo episódio, o roteiro evolui ao explorar os pensamentos mais sombrios, tendo assim a complexidade das personagens exaltada com uma grande honestidade e uma verdade nua e crua sobre as suas emoções.
Além disso, um dos pontos mais diferenciais de Sex Education é a construção da comicidade e de um humor ácido, tudo isso atrelado a discussões de temas mais sérios, de modo a quebrar tabus de uma forma mais leve e sem qualquer distinção. A temporada final retrata com maestria, através de piadas e de um certo alívio cómico, temas como transições de gênero, problemas de identidade, luto, homofobia nas igrejas e o impacto da fé, abusos e assédios sexuais, relacionamentos abusivos e até mesmo problemas nas amizades.
Em outro aspeto, a fotografia da série prende a atenção dos telespectadores. As cores vivas nos cenários e figurinos de cada personagem tornam-se numa combinação harmoniosa com a identidade de cada um. A grande qualidade do roteiro é de se admirar, sendo ele extremamente redondo e sem deixar muitos furos na conclusão da história, facto muito raro de se observar em finais de séries da Netflix.
Portanto, a temporada final de Sex Education deixa a sensação agridoce das saudades, graças aos momentos de individualidade apresentados ao longo da construção da história. Para além das principais questões sexuais abordadas na série, muitas são as lições que podem ser aprendidas em todos os contextos e situações complexas visualizadas nos seus episódios. Assim, o amadurecimento da série juntamente ao das próprias personagens, deixa ainda a quem assiste um gostinho de “quero mais”, garantindo então um desfecho com chave de ouro.
Título original: Sex Education
Realização: Laurie Nunn
Argumento: Laurie Nunn
Elenco: Emma Mackey, Asa Butterfield, Ncuti Gatwa
21 setembro de 2023