As ações contaram com o apoio do laboratório colaborativo ProChild, da Escola de Economia e Gestão e do movimento SolidáriUM.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é comemorado no dia 17 de outubro. A Universidade do Minho, em parceria com Núcleo de Alunos de Economia da UMinho (NAECUM), evidenciou o dia com uma aula aberta, tendo o tema “Economia da Pobreza e Pobreza em Portugal”.

Com entrada gratuita, a aula decorreu pela manhã no auditório DST da Escola de Economia e Gestão (EEG) em Braga. A data foi assinalada também com uma recolha alimentar e outras ações de comoção no Campus de Gualtar.

A sessão contou com a presença de Gabriel Bastos, secretário de Estado da Segurança Social e de Maria José Afonso, representante da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal. Eva Ferreira, da Cáritas e David Rodrigues, da Cruz Vermelha também participaram da sessão para ressaltar a importância da ocasião e da luta para a erradicação do problema como uma questão pública, social e estrutural. A recolha de alimentos como azeite, arroz, óleo, enlatados e outros alimentos não perecíveis foi promovida pela organização “Virar a Página”, numa ação solidária para sensibilizar o público acerca do tema.