Os Conquistadores derrubaram o Voleibol Clube de Viana em três sets.
Os vianenses do VC Viana receberam, este sábado, o Vitória SC, no pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, a contar para a quinta jornada da Liga Una Seguros. A formação da cidade berço foi mais eficaz e somaram os três pontos, vencendo os três sets com os parciais de 19-25, 25-27, 21-25.
No primeiro set, a equipa vimaranense entrou melhor na partida, obrigando o treinador da equipa de Viana, João Santos, a solicitar muito cedo um time out (4-8). O Vitória SC começou a abrir vantagem no marcador, aproveitando os erros dos vianenses, que não conseguiam travar a forte ofensiva.
O marcador apontava 6-12 para os conquistadores e o líder dos marujos pediu o segundo desconto de tempo. Sem melhorias à vista recorreu a uma dupla substituição, com a entrada de Álvaro Ferreira e David Araújo, que permitiu um ascendente dos vianenses, colocando-se apenas dois pontos atrás no marcador.
A meio do set o jogo estava muito equilibrado, com ambas as equipas a lutar pela vitória. Os vimaranenses nos momentos decisivos foram mais eficazes e venceram o primeiro set por 19-25.
O segundo set ficou marcado pelo excelente nível de voleibol apresentado, que levava os adeptos a saltar das cadeiras. A equipa de Guimarães mostrava superioridade na eficácia dos ataques, com Johan Gruvaeus, oposto sueco, a destacar-se na estatística.
O VC Viana tentava blocar os ataques, até que começou a encaixar alguns blocos ponto. O jogo manteve-se “taco a taco” até ao fim com os vianenses a recorrer, várias vezes, a Lucas Cândido, atleta esquerdino para empatar a partida.
Os marujos acabam mesmo por passar para a frente do painel, 23-21, mas mais uma vez o oposto sueco fez a diferença no ataque do Vitória SC, com um serviço direto, empatando o resultado. Sob pressão, a equipa da cidade berço tomou melhores decisões individuais, o que lhe permitiu a conquista do segundo set por 25-27.
No terceiro set, a equipa do VC Viana demonstrou vontade em dar a volta ao encontro, com o jovem passador, Francisco Leitão, a variar o jogo, dando protagonismo aos centrais, que correspondiam à altura. Pedro Albuquerque, passador do Vitória SC também com grande destaque neste momento da partida, ao recorrer a jogadas combinadas, para travar este ascendente da equipa azul e vermelha.
Os vimaranenses aproximaram-se da equipa vianense e acabaram mesmo por ultrapassá-la, com Manuel Figueiredo, zona quatro do Vitória SC a causar imensas dificuldades no serviço. No fim do set, o VC Viana ainda passou para a frente do resultado, 21-20, mas a turma de Guimarães foi mais capaz e fecha o jogo, com uma vitória por 0-3.
Com este resultado, o Vitória SC soma a quinta vitória consecutiva na competição, com cem por cento de vitórias, ao contrário do VC Viana que avança para a terceira derrota na época. No próximo sábado, o Vitória SC recebe o Leixões SC e o VC Viana desloca-se a Lisboa, para defrontar o CV Oeiras.