Mariana Machado, campeã mundial universitária foi a vencedora da categoria de Atleta Feminina do Ano.

Na noite desta segunda-feira, a  Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) em conjunto com a Universidade do Minho celebrou as vitórias nacionais e internacionais na época de 2022/23. O Kickboxing foi a modalidade que mais prémios arrecadou com dois atletas e um treinador galardoado na XXI Gala do Desporto da Universidade do Minho.

A administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Alexandra Seixas foi a primeira a discursar. Aproveitou o momento para felicitar a excelente época conseguida pelos estudantes atletas da Academia Minhota.

De seguida, Margarida Isaías teve o seu momento e relembrou que o abandono da prática desportiva é cada vez mais elevado no ingresso ao Ensino Superior. Contudo, argumentou que a associação de estudantes está a trabalhar para contrariar estes factos.

A presidente estudantil congratulou os atletas pelas 32 medalhas de ouro, 23 de prata e 25 de bronze, que deu à UMinho o segundo lugar no medalheiro nacional. Para estes resultados a AAUMinho investiu cerca de 300 mil euros para o sucesso desportivo. Porém, criticou a falta de apoio da entidades responsáveis, como o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que diminuiu o seu apoio em cerca de 10 mil euros.

Chegado o momento da atribuição dos prémios, o primeiro que teve lugar foi o de Treinador do Ano. Os nomeados para esta categoria eram Alexandre Oliveira, técnico de Basquetebol e Basquetebol 3×3, Eduardo Fernandes, responsável pelo andebol masculino, Manuel Gomes do Kickboxing, Maria Mimosa, treinadora de natação e Pedro Holstein do futsal. O vencedor foi Manuel Gomes, uma vez que levou os seus atletas a sete medalhas de ouro e o troféu coletivo.

Na categoria de Atleta Feminina do Ano as nomeadas foram Magda Ferreira, do voleibol, Mariana Machado do atletismo, Nádia Gonçalves, atleta de andebol, Raquel Dantas, basquetebolista e Rita Fernandes da orientação. A vencedora foi Mariana Machado, que afirmou mesmo atingir “o ponto mais alto da carreira”, depois de se tornar campeã mundial universitária nos cinco mil metros nas Universíadas. A congratulada deu os parabéns a todos os nomeados e também aos estudantes atletas não nomeados, uma vez que ter uma “carreira dual” de sucesso é complicado.

Na vertente Masculina, Luiz Alexandre, atleta do Kickboxing foi o premiado, depois da conjugação de mérito escolar e mérito desportivo, com o título de campeão nacional universitário e da medalha de bronze no Europeu realizado na Croácia. Os outros nomeados foram Diogo Rosário de atletismo, João Noivo, basquetebolista, José Silva de andebol e Rafael Simões da natação.

Por fim, teve lugar a categoria Atleta Percurso Desportivo. Nesta distinção o objetivo é premiar atletas que finalizaram o seu percurso académico na academia com sucesso desportivo. Sofia Oliveira, do Kickboxing, foi a vencedora. Em Portugal, nunca perdeu um combate, o que faz dela invencível, já a nível internacional conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze. Os outros nomeados eram, André Gomes do Basquetebol, Catarina Ribeiro, capitã da equipa feminina de voleibol, Eva Monteiro, também do Voleibol e Nuno Castro, capitão da turma de voleibol.

O representante regional do IPDJ, Vítor Dias também marcou presença na gala. As suas palavras foram de felicitação aos atletas, mas também aos obreiros deste sucesso, a Universidade do Minho e a AAUMinho.

Rui Vieira de Castro fechou a cerimónia. Neste momento aproveitou para falar do sucesso ao nível das oportunidades que a academia oferece desportivamente. Destacou que um terço dos membros da instituição está inscrito nos serviços desportivos. Por fim, acabou com o destaque para os atletas que muito orgulho trazem à academia.