O jogo entre os minhotos e madeirenses foi pautado pelo equilíbrio do início ao fim.
Na tarde deste sábado, o ABC Braga/UMinho recebeu e empatou frente ao Marítimo Madeira Andebol SAD. A partida contou para a 12ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, assinalando o início da segunda volta para os dois conjuntos.
Na ressaca da derrota europeia frente aos dinamarqueses do Skjern, o Académico procurava a terceira vitória consecutiva no campeonato. A primeira metade do encontro foi disputada taco a taco, com reação imediata de cada equipa aos golos consentidos.
Pouco depois dos 20 minutos, os bracarenses conseguiram uma ligeira vantagem de dois golos (11-9). No entanto, o inspirado lateral esquerdo Délcio Pina restabeleceu a igualdade no marcador. O confronto chegou ao intervalo com um empate (14-14).
A segunda etapa reatou com uma conversão certeira de um livre de sete metros, a favor dos maritimistas. De seguida, a turma de Filipe Magalhães conquistou várias vantagens de dois golos. Estas foram quase sempre anuladas de forma imediata pelos insulares. A seis minutos do término do duelo, os academistas estiveram na liderança por 24-22. O conjunto verde-rubro foi atrás da desvantagem, e esteve mesmo a vencer por uma bola (24-25). Todavia, a dois minutos do final, o lateral brasileiro Vinícios Carvalho rompeu pelo centro da defesa madeirense e fixou o placar final (25-25).
Do lado minhoto, superiorizaram-se os atletas João Peixoto e Vinícios Carvalho com cinco e seis golos apontados, respetivamente. A figura da partida foi o cabo-verdiano Délcio Pina, jogador da formação insular, com 16 tentos na sua conta pessoal.
Com este resultado, o ABC Braga/UMinho sobe, à condição, ao terceiro lugar da tabela classificativa, com 28 pontos somados. Na próxima terça-feira, os academistas viajam até à Dinamarca para defrontar o Skjern. O jogo está marcado para as 17h45 portuguesas, contando para a EHF European League.


