O Partido Socialista conta com duas propostas aprovadas no Orçamento de Estado de 2024 e consegue apoio de 40 euros mensais para estudantes bolseiros deslocados.

A proposta do Partido Socialista (PS), de aumento do apoio à deslocação de estudantes bolseiros, foi ontem aprovada no Orçamento de Estado. A benesse consiste num acréscimo de 15 euros, passando agora os bolseiros a receber uma quantia de 40 euros mensais. Este novo valor retrata um aumento de 60% face ao apoio já existente. O apoio máximo anual para estes estudantes sobe, assim, de 250 para 400 euros.

O PS apresentou uma proposta que visa a regularização do património imobiliário das instituições de ensino superior até 31 de dezembro de 2024, bem como um auxílio financeiro do Governo à verba estipulada a cada instituição de ensino superior pública. Deste modo, pretende-se um apoio de 40 euros por mês, mais um euro por refeição para os estudantes bolseiros.

Foi também aprovada uma outra proposta socialista que abrange a digitalização do ensino português no estrangeiro. Espera-se que “a utilização de ferramentas, tecnologias e aulas à distância para tornar o ensino mais atrativo, dinâmico, interativo e ajustado ao perfil dos estudantes, adaptando para o efeito o respetivo regime jurídico às necessidades contemporâneas” seja possível em 2024.