A diretora do ComUM, Marta Rodrigues, irá participar num debate sobre a evolução do ciberjornalismo em Portugal.

As VIII Jornadas ObCiber vão decorrer no dia 28 de novembro no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A diretora do ComUM, Marta Rodrigues, vai marcar presença no evento que assinala, nesta edição, o 15º aniversário do Observatório de Ciberjornalismo.

O programa deste ano conta com várias novidades. Depois da sessão de abertura, que começa às 14h, vai decorrer uma breve apresentação em imagens sobre os 15 anos do Observatório. Segue-se um conjunto de mensagens de investigadores nacionais e internacionais cujo percurso também passou pelo ObCiber. Em celebração dos momentos mais marcantes do Observatório, o seu diretor, Fernando Zamith, vai procurar refletir sobre o passado, presente e futuro do núcleo de investigação na conferência “15 anos do ObCiber: do que observámos ao que queremos observar”.

Depois de um curto intervalo, o debate “Observar o Ciberjornalismo em Portugal” junta Marta Rodrigues, Rúben Martins (Público), Catarina Carvalho (Mensagem de Lisboa) e Teresa Abecassis (Observador). A discussão será moderada por Ana Isabel Reis, que também faz parte do ObCiber, e tem início às 16h. Às 17h30, serão anunciados e entregues os Prémios de Ciberjornalismo 2023 por Pedro Jerónimo. A sessão de encerramento das VIII Jornadas está marcada para as 18h.

No átrio do anfiteatro, vai ser também possível visitar uma exposição com os cartazes dos encontros organizados pelo ObCiber ao longo dos anos. Este evento é organizado pelo ObCiber e conta com os apoios do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.