A autarquia afirma que o pedido está a ser estudado dado que, atualmente, há apenas um veterinário.
A Abandoned pets, a Associação Para A Proteção de Animais Errantes de Braga (APPANIBRAG) e o Amigatos da Milkinha, associações zoófilas da cidade de Braga, defendem a contratação de mais um veterinário especializado na prática clínica nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Braga (CRO).
No serviço do município encontra-se apenas um veterinário. Para as associações, o constante crescimento da demanda por serviços veterinários, especialmente pela ativação da ambulância animal, é uma justificação para essa contratação.
Sónia Marinho, da APPANIBRAG, afirmou à RUM que o protocolo de cooperação entre a autarquia e as associações têm “uma verba limitada”. A responsável salientou, porém, que essa mesma verba acabará por volta dos meses de abril e maio. Considera ainda que essa contratação poderá aumentar do número de animais esterilizados e trazer uma poupança significativa para o município e para os contribuintes.
Para fortalecer essa necessidade, Sónia Marinho exemplifica com o município de Barcelos que, mesmo que seja “muito mais pequeno”, tem nos quadros três veterinários.
Essa solicitação foi direcionada, a 2 de novembro, à Câmara Municipal de Braga. O vereador com a pasta da política Animal, Altino Bessa, refere que a contratação de um segundo veterinário “está a ser estudada”. Acrescenta a necessidade de perceber se o CRO, gerido pela AGERE, possui as condições necessárias para a execução “dos procedimentos solicitados”, nomeadamente esterilizações.