As formações do distrito de Braga dividiram pontos na nona jornada do campeonato.
O HC Braga recebeu, nesta quinta-feira, o Riba d’Ave HC no Pavilhão de Sequeira, num encontro que acabou empatado. A formação da casa esteve a perder por duas bolas.
Foi a formação visitante a entrar melhor neste dérbi minhoto, que ditava a nona jornada do Campeonato Placard. O Riba d’Ave HC foi controlando a posse de bola e ditando o ritmo do jogo. O HC Braga tentou aproveitar os momentos de contra-ataque para trazer perigo à baliza adversária, chegando a ficar muito perto de abrir o marcador, aos quatro minutos. Contudo, o Riba d’Ave HC foi ficando mais confortável no jogo e acabou mesmo por marcar, quando o relógio assinalava 16 minutos e 22 segundos para o término do primeiro tempo. O disco sobrou para Anderson Nery que colocou a formação visitante na frente do marcador.
O HC Braga não se deixou ficar atrás e foi ganhando terreno e ameaçando o empate, chegando mesmo a atirar ao poste. O conjunto visitante ainda chegou a colocar a bola dentro da baliza num contra-ataque, mas o golo foi anulado. Aos 12 minutos o capitão bracarense acabou por ver cartão azul, levando a um livre direto para os famalicenses, que foi defendido pelo guardião Nélson Filipe. Na jogada imediatamente a seguir, o Riba d’Ave HC recuperou a bola e fez o segundo golo da formação famalicense.
Os caseiros insistiram e, a faltar um minuto para o intervalo, Vítor Hugo desviou o disco para o fundo das redes, trazendo esperança à sua equipa. No seguimento deste período, a defesa do Riba d’Ave HC esteve coordenada e foi impedindo o empate, o que levou as equipas para o balneário com o 2-1 no marcador.
Aos cinco minutos do segundo tempo, o Riba d’Ave HC chegou à marca das dez faltas e foi concedido um livre direto ao HC Braga. Gonçalo Meira posicionou-se, e num remate colocado ao poste esquerdo, atirou a bola para lá do guardião Álvaro Shehda, assinalando o empate na partida. Com as suas esperanças correspondidas, este tento levou a muita festa dos adeptos bracarenses presentes no pavilhão.
A equipa do Riba d’Ave HC estava a aparecer mais no encontro, vendo as suas tentativas anuladas por Nélson Filipe. Aos 14 minutos da segunda parte, o árbitro apontou para a marca de grande penalidade para os anfitriões, onde Meira rematou para a defesa de Shehda. Poucos segundos depois, foi dado cartão azul a Remi Herman, e Gonçalo Meira voltou a não conseguir converter o livre concedido, mantendo-se o empate no encontro, com o HC Braga a jogar em powerplay.
A equipa da casa ia mantendo as ofensivas perigosas e colocando pressão sobre a equipa famalicense, voltando até a atirar ao poste. A faltar cinco minutos para o final da partida, o HC Braga viu António Trabulo levar cartão azul. Num livre para o Riba d’Ave HC, Pedro Silva atirou ao lado esquerdo da baliza.
Ambas as equipas foram tendo oportunidades de sentenciar a partida, mas acabaram mesmo por dividir pontos, terminando o encontro com dois golos para cada lado. O HC Braga sobe, assim, à 12ª posição no campeonato, seguindo-se a sua visita ao sexto classificado, OC Barcelos, no próximo domingo, 26 de novembro, pelas 16:00. A formação bracarense procura a segunda vitória na I Divisão.