Promovido pelas Comédias do Minho, a apresentação traz uma simbiose de comédia, nostalgia e saudade.

Uma viagem no tempo para os “tempos idos da rádio em Portugal” resulta no espetáculo “Felizmente Sãozinha”. Promovido pelo grupo de teatro itinerante Comédias do Minho, a apresentação visita as vilas e aldeias de Melgaço entre 9 e 12 de novembro, Monção de 16 a 19 de novembro e Vila Nova da Cerveira de 23 a 26 de novembro.

A apresentação desdobra-se entre quatro radialistas que gravam, preparam e transmitem muitos programas rotineiros. A missão destes personagens torna-se a gravar o último episódio de uma radionovela que salvou a rádio de entrar em declínio pelos últimos 6 anos, “Felizmente Sãozinha”. Com o fim da novela várias questões se revelam: dramas, intrigas, segredos e aspirações românticas.

Os criadores da performance, Manuel Tur e Gil Fesch, esclarecem que “Felizmente Sãozinha é um objeto teatral que recupera, pela via da comédia, o universo simbólico da radionovela e parte da intenção de dar a ouvir. Simples e ludicamente”.

“Traz ainda para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos, entregando-se, desse modo, a uma íntima reflexão acerca do processo de comunicação, num misto de encontros e descoincidências, acasos, simulacros, duplicações”, acrescentam. Acompanhada pela cenografia de Filipe Tootill, os figurinos de Filipa Carolina e a sonoplastia de Joel Azevedo esta cápsula dos anos 50 “Felizmente Sãozinha” é considerada uma verdadeira experiência visual.