Alunos do ensino básico e secundário apresentaram 11 projetos e conversaram com membros da Airbus Defense, Agência Espacial Portuguesa, entre outros.

Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, perto de 120 alunos reuniram-se com cientistas respeitados da área para o Encontro “Ciência e Tecnologia na Exploração Espacial”, no campus de Gualtar, em Braga. Esta foi uma ação da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e de todos os Clubes Ciência Viva na Escola parceiros da ECUM.

Com a mesa redonda “Contributos da Ciência e Tecnologia para a Exploração Espacial. Que desafios para o futuro?”, o programa teve início às 9h45. Contou com a participação especial de convidados como Hugo André Costa, da Agência Espacial Portuguesa; Patrícia Gonçalves, investigadora no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP); Sara Marques, engenheira aeroespacial na Airbus Defense and Space; Filipe Mena, presidente da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação e Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Nuno Castro, vice-presidente para a Investigação e Inovação Científica da ECUM, foi o moderador.

O Encontro foi composto pela apresentação de 11 comunicações orais, pósteres e demonstrações experimentais que foram preparados por alunos das 16 escolas que participaram. As apresentações foram supervisionadas por professores. Alguns dos temas abordados foram “Problema do Lixo Espacial”; “Comunicações interplanetárias”; “Efeitos das viagens espaciais nos sistemas biológicos”; “Possibilidade de vida Extraterrestre”; “Química no Espaço”, entre outros. Ainda se realizou, pelas 16h00, uma entrega de prémios aos trabalhos mais notáveis e a sessão de encerramento.