O bloco de partos do Hospital de Braga e a urgência obstetrícia encerraram portas no início desta sexta feira e manter-se-ão assim até às 8h de domingo.

A greve da função pública continua a afetar grande parte dos serviços de Braga e é sentida, em grande peso, nos hospitais. Apesar da inatividade destes próximos dias, para as utentes e parturientes que já se encontram internadas, o bloco de partos estará em completo funcionamento, segundo a unidade hospitalar.

Para as grávidas da região, em casos de urgência, estas são aconselhadas a deslocarem-se aos Hospitais mais próximos, de Guimarães, Viana do Castelo e Vila Nova de Famalicão. Contudo, também o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, informou que esta sexta-feira, e no domingo, terá os seus serviços condicionados, por um período de 24 horas.

Mais uma vez, a questão envolve as dificuldade em preencher as escalas de trabalho necessárias, devido à relutância dos médicos em realizar mais do que as 150 horas extras obrigatórias e estipuladas por lei. As grávidas podem ainda contactar a Linha SNS 24, através do 808 24 24 24.