A atividade conduzida pela professora Sandra Ribeiro estimula a memória e a atenção.
O serviço de Neurologia do Hospital de Braga promove sessões de teatro com o objetivo de estimular a memória e atenção de utentes com epilepsia. Organizado por Sandra Ribeiro, a iniciativa teve início no passado dia 4 e decorre nos próximos dias 10 e 18 de novembro, no anfiteatro da unidade de saúde bracarense.
Num comunicado de imprensa, foi anunciado que as atividades têm a duração de uma hora e que estas se expressam na voz e no corpo através da criatividade das performances. A iniciativa visa a que os utentes “explorem as suas emoções de forma terapêutica, dotando-os de uma maior capacidade de enfrentar os desafios que a epilepsia pode apresentar, diariamente”.
A coordenadora do projeto e neurologista do Hospital de Braga, Célia Machado, declarou que “o projeto promove, acima de tudo, a inclusão, a consciencialização e a autoexpressão, proporcionando um ambiente seguro e adaptado para que as pessoas com epilepsia possam explorar a arte cénica e desafiar estigmas”. Acrescenta ainda que o projeto permite que os utentes “explorem as suas emoções de forma terapêutica”.
A epilepsia é uma doença do fórum mental que se apresenta através de crises epiléticas. A patologia afeta diretamente a área cognitiva do cérebro ligada à memória, défice de atenção e área afetiva, contribuindo para uma maior propensão a diagnósticos de ansiedade e depressão.