Persistência foi a palavra-chave para a vitória avassaladora dos minhotos.

Neste sábado, dia 4 de novembro, realizou-se no Estádio Municipal de Braga o embate entre SC Braga e Portimonense SC, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic 2023/24. No final, os bracarenses saíram vencedores desta partida com um resultado bastante avolumado.

À passagem do sétimo minuto, surgiu a primeira oportunidade clara para os Gverreiros do Minho. Ricardo Horta ficou cara-a-cara com o guarda-redes e conseguiu mesmo marcar, mas o golo foi anulado por posição irregular. Ao minuto dez, contra a maré do encontro, surgiu o primeiro tento do confronto para o Portimonense SC. O central Pedrão finalizou um cruzamento de Gonçalo Costa, encostando a bola para o canto inferior esquerdo da baliza de Matheus.

No que restou da primeira parte, o SC Braga chegou com perigo por várias vezes junto da baliza adversária, mas não conseguiu concretizar nenhuma dessas tentativas. Desta forma, as equipas regressaram aos balneários com os visitantes em vantagem, pela margem mínima.

Os minhotos entraram no segundo tempo com uma grande determinação de alterar o resultado e começaram a construir a remontada logo ao terceiro minuto. Um ataque vindo da direita culminou num remate de Ricardo Horta que bateu o guarda-redes com grande classe, após assistência de Bruma.

Aos 51′, uma grande confusão na área dos algarvios resultou num penalti para os arsenalistas. Al-Musrati assumiu a cobrança e não facilitou, colocando a sua equipa na frente do marcador, pela primeira vez neste confronto. Apenas três minutos depois, a bola voltou a entrar na baliza do conjunto de Portimão, mas o golo de Banza foi invalidado por fora de jogo.

Em cima da hora de jogo surgiu o 3-1, com selo de Álvaro Djaló que marcou pela quarta vez no campeonato. Ao minuto 82, os Gverreiros conseguiram dilatar ainda mais a sua vantagem, através da conversão de uma nova grande penalidade, por parte de Simon Banza. O avançado dos anfitriões rematou colocado sem hipóteses de defesa para Vinicius Silvestre.

Após uma excelente troca de passes efetuada pelo corredor direito, Banza recebeu a bola já dentro da área e converteu um pontapé bem colocado, fixando o placar em 5-1. O resultado final surgiu ao minuto 90, mais uma vez por intermédio de Banza, que fez o hat-trick na partida. O ponta de lança francês continua de pé quente, somando dez golos no mesmo número de jogos, o que o torna, de momento, o melhor marcador do campeonato.

O encontro foi dado por terminado com 6-1 para a turma de Artur Jorge. Com este resultado, o SC Braga assume o quarto lugar, com 20 pontos, mais um que o Vitória SC. No próximo jogo, os arsenalistas viajam até Espanha para defrontar o Real Madrid CF, a contar para a Liga dos Campeões. Esta partida está marcada para a próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, pelas 20:00, no Estádio Santiago Bernabéu.