No passado dia 10 de novembro foram anunciados os nomeados para os Grammys. A cerimónia realizar-se-á na Crypto.com Arena, em Los Angeles, a 4 de fevereiro. A premiação abrange diferentes géneros musicais como: jazz, música clássica, gospel, rap, pop, rock, entre outros.
Nas nomeações para a 66ª edição dos Grammy Awards 2024, SZA soma nove nomeações, destacando-se naquela que é a maior cerimónia da indústria musical. O extremo talento da artista traduziu-se na nomeação para Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance de R&B, com a música “Kill Bill”. O álbum SOS valeu-lhe a nomeação para Álbum do Ano e Melhor Álbum R&B Progressivo. Para além disso, a cantora está ainda nomeada para Melhor Performance R&B Tradicional com “Love Language”, Melhor Performance Rap Melódico com “Low”, Melhor Performance Pop e Duo/Grupo com “Ghost in the machine”. Já a música “Snooze” compete na categoria de Melhor Canção.
Além da cantora americana, Phoebe Bridgers, Serban Ghenea e Victória Monét também se fizeram sobressair com sete nomeações. Seguindo-se, Jack Antonoff, Jon Batiste, boygenius, Brandy Clark, Miley Cyrus, Billie Eilish, Olivia Rodrigo e Taylor Swift, com seis nomeações.
No entanto, não é apenas SZA que está nas bocas do mundo. Também Taylor Swift fez história ao ser nomeada pela sétima vez na categoria de Canção do Ano. Tal significa que a artista pode vir a tornar-se a artista com mais vitórias na categoria indicada.
A 66ª edição fica, igualmente, marcada pela nomeação da cantora portuguesa Maria Mendes, na categoria “Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais”, juntamente com John Beasley. A artista e o músico competem com uma versão da música “Com que voz”.
Nas nomeações correspondentes ao género musical de rock e metal, os Metallica lideram. A banda concorre para a categoria de Melhor Performance de Heavy Metal, Melhor Álbum Rock e Melhor Performance Rock, com o novo álbum 72 Seasons. Seguem-se os Foo Fighters com também três nomeações em Melhor Performance Rock, Melhor Álbum Rock e Melhor Canção Rock. Já os Slipknot contam somente com uma nomeação para Melhor Performance Heavy Metal.
A particularidade desta edição recaiu na adição de novas categorias, entre elas: Melhor Gravação Pop Dança, Melhor Performance de Música Africana e Melhor Álbum de Jazz Alternativo.
Paralelamente, na corrida pelo galardão numa das categorias mais cobiçadas, Melhor Novo Artista,estão: Gracie Abrams, Fred Again, Ice Spice, Jelly Roll, Coco Jones, Noah Kahan, Victoria Monét ou aos The War and Treaty.
Confira agora os nomeados das principais categorias:
Gravação do Ano
“Worship” — Jon Batiste
“Not Strong Enough” — Boygenius
“Flowers” — Miley Cyrus
“What Was I Made For?” [From the Motion Picture “Barbie”] — Billie Eilish
“On My Mama” — Victoria Monét
“Vampire” — Olivia Rodrigo
“Anti-Hero” — Taylor Swift
“Kill Bill” — SZA
Álbum do Ano
“World Music Radio” — Jon Batiste
“Endless Summer Vacation” — Miley Cyrus
“Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd” — Lana Del Rey
“The Age of Pleasure” — Janelle Monáe
Canção do Ano
“A&W” — Lana Del Rey
“Anti-Hero” — Taylor Swift
“Butterfly” — Jon Batiste
“Dance the Night” — Dua Lipa
“Flowers” — Miley Cyrus
“Kill Bill” — SZA
“Vampire” — Oliva Rodrigo
“What Was I Made For?”— Billie Eilish
Melhor Álbum de Pop Vocal
“Chemistry” — Kelly Clarkson
“Endless Summer Vacation” — Miley Cyrus
“- (Subtract)” — Ed Sheeran
Melhor Música de Dança/Eletrónica
“Baby Don’t Hurt Me” — David Guetta, Anne-Marie & Coi Leray
“Miracle” — Calvin Harris Featuring Ellie Goulding
“Padam Padam” — Kylie Minogue
“One in a Million” — Bebe Rexha & David Guetta
“Rush” — Troye Sivan
Melhor Álbum Rock
“But Here We Are” — Foo Fighters
“Starcatcher” — Greta Van Fleet
“72 Seasons” — Metallica
“This Is Why” — Paramore
“In Times New Roman…”— Queens of the Stone Age